Concurso Cultural Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura

O I concurso cultural Uma Nova Pedagogia para a sociedade futura, teve como objetivo principal a valorização de experiências atuais e que tenham obtido resultados comprovadamente positivos na formação de crianças, púberes, adolescentes e jovens nas seguintes fases de desenvolvimento:

a) Pré-natal

b) Primeiros anos de vida

c) Puberdade

d) Adolescência

e) Juventude

Bem como, incentivar a produção de relatos por parte de pessoas que tenham comprovada atuação de sucesso pedagógico, despertar o interesse da sociedade sobre o desenvolvimento de valores humanistas nos jovens por meio da aplicação adequada da Pedagogia, fomentar a leitura e o conhecimento de pensadores que tratam do tema da Pedagogia, neste ano de 2014, os escolhidos como referenciais para o Concurso Cultural “Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura” foram Maria Montessori, Jean Piaget, Paulo Freire e, o patrono da Fundação Antonio Meneghetti, Antonio Meneghetti.

Entre as obras que os participantes utilizaram para inspirar-se na escrita do seu relato, está a Cartilha "Uma nova pedagogia para a sociedade futura: princípios práticos" preparada e entregue no dia do lançamento desse concurso.

Os vencedores do Concurso Cultural

Os 21 premiados foram escolhidos entre 60 finalistas, os quais foram selecionados entre 153 relatos recebidos de todo o Brasil. Entre os vencedores, estão professores de escolas públicas e particulares e de cursos de extensão e universidades, profissionais liberais, fundações, escolas e entes públicos.

A Comissão Julgadora foi constituída por 28 jurados, entre acadêmicos de diferentes instituições de ensino superior, profissionais liberais e empresários. Fazendo uso de suas prerrogativas, a Comissão Julgadora decidiu por dividir o prêmio para mais de um relato em algumas posições de algumas das categorias (Primeiros Anos de Vida, Puberdade, Adolescência e Juventude).

Tendo em vista o grande número de relatos de alta qualidade recebidos, foram lançados também prêmios destaque, que não incluem o valor em dinheiro, mas contam com a homenagem e o certificado. Nas quatro categorias, os premiados em primeiro lugar receberam R$ 10 mil, os premiados em segundo lugar receberam R$ 5 mil e, em terceiro lugar, R$ 3 mil.