Jovem & Tecnologia

O projeto Jovem e Tecnologia é uma parceria entre a Fundação Antonio Meneghetti, o Grupo Meta e a Antonio Meneghetti Faculdade.

A primeira edição do Programa Jovem e Tecnologia aconteceu em Janeiro de 2010. Os estudantes aprenderam sobre informática Básica (Word – Excel – PowerPoint – Windows) e Linguagem de Programação (HTML – Desenvolvimento de Site). As aulas eram no Campus da AMF, permitindo ao jovem adquirir conhecimentos sobre conteúdos, tecnologias, ferramentas e metodologias trabalhadas em TI.

Em 2011, alunos da Antonio Meneghetti Faculdade foram contemplados com bolsa de estudo para o semestre 2011/01 através do Programa Jovem e Tecnologia. O Programa Jovem e Tecnologia atende gratuitamente no próprio campus da AMF à turmas de estudantes de diferentes idades que aprendem sobre informática básica e linguagem de programação. Centenas de estudantes passaram pelas salas de aula do Jovem e Tecnologia já nos anos iniciais.

Em 2012 trabalhou com o tema Introdução à Robótica. Neste ano, as aulas foram realizadas nas próprias escolas. Após uma seleção entre os alunos interessados em participar, os estudantes aprenderam gratuitamente a programar um robô construído com peças de lego e que conta com um software de gerenciamento próprio.

No ano seguinte, a 5ª edição do Programa Jovem e Tecnologia, proporcionou através da Robótica, do inglês e do empreendedorismo uma interação com a área de programação de forma lúdica e ampla.

Em 2014, o programa contemplou mais um grupo de alunos oriundos das escolas dos municípios da Quarta Colônia, com aulas semanais voltadas para Tecnologia da Informação e Atitude Empreendedora.

Em 2015, a 7ª edição do Projeto Jovem e Tecnologia teve início em março, com 169 alunos que fizeram parte do projeto, divididos por fases: básica (8.º e 9.º ano do Ensino Fundamental II), Intermediária (1.º ano do Ensino Médio) e fase avançada (2º. e 3.º anos do Ensino Médio).
As escolas participantes desta edição foram: E.E.E.B Prof. Willy Roos, E.E.E.M. Maria Ilha Baish, E.E.E.B  Dom Antonio Reis, E.E.E.B João XXIII. O Projeto tem como parceiros o Grupo Meta, Fundação Antonio Meneghetti, Antonio Meneghetti Faculdade, Fundação Lemann e as Prefeituras Municipais de Agudo, Dona Francisca, Faxinal do Soturno e São João do Polêsine.

Uma vez por semana, esses alunos têm aulas de Inglês e informática, com conteúdo programático elaborado para cada nível do projeto, sendo nivel básico - Scratch + wordpress, Intemediário - Criação se Jogos e Avançado Criação de aplicativos para celular. Uma vez por mês, todos os 169 alunos foram recebidos na Antonio Meneghetti Faculdade para as aulas de atitude empreendedora. A 7ª edição do Projeto teve duração de março a novembro de 2015 e buscou, no final de cada fase, que os alunos pudessem entregar um produto referente a cada conteúdo programático que participaram.