Antonio Meneghetti

Acadêmico Prof. Antonio Meneghetti nasceu em 09 de março de 1936, em Avezzano (Itália). É fundador da Ciência Ontopsicológica, ciência que nasce formalmente na Faculdade de Filosofia da Pontifícia Universidade São Tomás de Aquino (Agelicum), em Roma-Itália, com a disciplina Ontopsicologia do Homem, que teve início entre os anos de 1970-1973. Possui quatro doutorados: Doutorado Clássico em Ciências Sociais e Doutorado Clássico em Filosofia (Pontifícia Universidade de São Tomás de Aquino, Roma); Doutorado Clássico em Teologia (Pontifícia Universidade Lateranense, Roma); Gran Doktor Nauk em Psicologia (da Suprema Comissão de Avaliação Interacadêmica da Federação Russa, 27 de abril de 1998, Protocolo 0104). Possui também Láurea em Filosofia com abordagem Psicológica (Universidade Católica Sacro Cuore, Milão); e recebeu a láurea Honoris Causa em Física pela descoberta do campo semântico (Universidade Pro Deo de Nova Iorque, 1994). É empresário e consultor de economia e política em vários países do mundo (Itália, Brasil, Rússia, Letônia, Alemanha, Suíça, Ucrânia, China, etc.). Autor de mais de 50 obras traduzidas para o inglês, português, russo, e chinês. É um constante admirador da cultura e do povo brasileiro e - em seus mais de 20 anos de atividades no país - sempre evidenciou o valor desta nação aos brasileiros. Toda sua atividade reside em ressaltar o valor do ser humano enquanto protagonista e responsável ao promover o bem e a evolução social.

Em 1978 fundou a Associação Internacional de Ontopsicologia - A.I.O., que se qualificou, em 1999, como uma ONG com status Consultivo Especial junto ao Conselho Econômico e Social - ECOSOC das Nações Unidas (ONU).

- Em 20 de janeiro de 2008 foi inaugurada a Faculdade Antonio Meneghetti - AMF, localizada no Centro Internacional de Arte e Cultura Humanista Recanto Maestro - Distrito Recanto Maestro, na divisa de Restinga Seca com São João do Polêsine-RS, autorizada pela Portaria 1.170 de 2007 do Ministério da Educação.

- Com o intuito de promover a pesquisa e o ensino da Ontopsicologia no mundo, conforme explicitada em seus textos fundamentais, constituiu na Europa, em 2009, a Fundação de Pesquisa Científica e Humanista Antonio Meneghetti.

- No Brasil a Fundação Antonio Meneghetti - Pesquisa Científica Humanista Cultural Educacional foi fundada em janeiro de 2010. Esta instituição tem como objetivo educação e incentivo à cultura. Localizada no Centro Internacional de Arte e Cultura Humanista Recanto Maestro, sua diretoria é composta por acadêmicos e empresários de grande respaldo social. Aprovada pela portaria nº 21/2010 da Procuradoria de Fundações do Estado do Rio Grande do Sul em 29 de janeiro de 2010.

Congresso - Confira os trabalhos premiados no II Congresso Internacional “Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura”