1º Encontros de Projetos da FAM

07/12/2017

Aconteceu o 1º Encontro de Projetos educacionais, culturais e de pesquisa da Fundação Antonio Meneghetti. Os 23 projetos da FAM estiveram no Centro Esportivo Educacional e somaram mais de 1.000 alunos que são formados pelos projetos. Além disso, também foram recebidos membros da comunidade, professores e autoridades que vieram prestigiar o evento.

Realizada a primeira Copa Recanto Maestro de Vôlei Adulto Feminino

07/10/2017

No dia 07 de outubro, foi realizada a 1ª Copa Recanto Maestro de Vôlei Adulto Feminino no Centro Esportivo Educacional Antonio Meneghetti.

A Copa, além de ser uma competição de alto nível, teve o intuito de também ser um incentivo à prática esportiva no Recanto Maestro, dentro dos pilares da disciplina, desenvolvimento técnico, bem-estar, trabalho em equipe e formação.

Ao todo, participaram da competição 3 equipes, a Associação Voleibol Futuro - AVF, de Santa Maria, o Grêmio Náutico União (GNU), de Porto Alegre e o Colégio Martin Luther Estrela, de Estrela.

II Encontro de Professores: Como se Posicionar e Trabalhar com o Jovem de Hoje?

30/09/2017

Mais de 600 professor de Ensino Fundamental, Médio e Superior de escolas públicas e instituições de cerca de 50 cidades do Rio Grande do Sul estiveram presentes no II Encontro de Professores realizado na Antonio Meneghetti Faculdade.

Os temas em pauta foram educação e pedagogia, debatidos por meio de uma série de mesas redondas, com o objetivo de contribuir com os formadores do futuro, além de questionamentos do rumo da educação, das práticas pedagógicas, da figura do professor e da relação com o aluno.

Symposium Internacional “Pedagogia Contemporânea: responsabilidade e formação do jovem para a sociedade do futuro”

06/09/2017

Mais de 200 participantes, entre eles alunos, professores, empresários, autoridades do Brasil, Rússia e França, participaram do Symposium Internacional “Pedagogia Contemporânea: responsabilidade e formação do jovem para a sociedade do futuro”, realizado pela Fundação Antonio Meneghetti de Pesquisa Científica Humanista, Cultural e Educacional; pela Faculdade Antonio Meneghetti (AMF); e pelo Centro Internacional de Arte e Cultura Humanista Recanto Maestro.

Há 10 anos atrás, a Sede da UNESCO recebia o Acadêmico Professor Antonio Meneghetti, que, com sua rara formação e competência científica, unidas à evidência prática de adentrar nas situações humanas e, de fato, vivê-las e compreendê-las. Em 13 de junho de 2007, o patrono da AMF denunciou as causas e apresentou as principais situações que neste momento são realidades vividas no mundo.

O Evento ocorreu durante os dias 06, 07 e 08 de setembro.

Início das obras para construção do AMF III

01/08/2017

O início do segundo semestre letivo de 2017 também marcou o anúncio, e posterior início, do terceiro prédio da Antonio Meneghetti Faculdade - AMF III. O anúncio veio acompanhado de fogos, demonstrando o ar de festividade deste importante marco. 

No novo prédio - que será o prédio principal - haverá espaço para expansão da Biblioteca Humanitas e exposição de obras OntoArte. Além disso, mais salas de aula e espaço de convivência, melhorias necessárias em vista do aumento contínuo do número de alunos da AMF.

Início da 1º Turma de Licenciatura em Pedagogia

01/08/2017

Após a aprovação, com nota máxima pelo MEC, no final de 2016, o curso de Pedagogia Ontopsicológica iniciou as aulas da primeira turma em 1º de agosto de 2017. O primeiro curso de licenciatura da AMF concretiza uma formação que prevê, além do conhecimento técnico das Ciências da Educação, a atitude à autoformação e atuação do sujeito na existência segundo sua lógica real de vida e de como a natureza objetiva cada individuação. 

Projeto Oikos promove coleta seletiva!

04/07/2017

No dia 04 de julho, houve uma reunião com os responsáveis pelo cuidado com as casas residenciais do Recanto Maestro.Marco oficial da campanha de separação de resíduos no distrito. Voltado para a ecobiologia, o projeto Oikos auxiliará a coleta seletiva e continuará a promover ações nas residências e empresas do Recanto Maestro incentivando a separação de resíduos secos e úmidos. A proposta inicial é não contaminar o material que pode ser reciclável.

Novo Projeto da Fundação Antonio Meneghetti: Despertando a Formação Inteligente por meio da leitura

16/06/2017

 

O Despertando a Formação Inteligente por meio da Leitura tem o objetivo de incentivar a descoberta do gosto literário, através de experiências baseadas em obras consagradas da literatura brasileira e estrangeira. Os livros foram pensados para abranger diferentes faixas etárias e leitores com experiências diversas.

O novo projeto da Fundação Antonio Meneghetti já está circulando pela Quarta Colônia! 

A primeira atividade do Projeto aconteceu na EMEF La Salle, com a leitura do livro “Bom dia, todas as cores”.

 Seminário Internacional de Língua, Literatura e Cultura Russa

25/05/2017

O Seminário Internacional de Língua, Literatura e Cultura Russa: "Dever, Responsabilidade e Tempo: o mundo atual através do prisma da cultura russa", ocorreu nos dias 25 a 27 de maio, no Centro Internacional de Arte e Cultura Humanista Recanto Maestro. Fruto de um acordo de cooperação entre a Fundação Antonio Meneghetti e a Associação Internacional dos professores de Língua e Literatura Russa (AILLR). 

O seminário contou com grandes personalidades internacionais, que abordaram temáticas da Literatura, Língua e Cultura Russa.Foi um grandioso momento de formação pessoal e conhecimento cultural para todos os presentes.

Fundação Antonio Meneghetti realiza doação da coleção de obras do Acad. Prof. Antonio Meneghetti para a Biblioteca Municipal de Restinga Sêca

03/04/2017

A Fundação Antonio Meneghetti em parceria com a Faculdade Antonio Meneghetti e Associação Brasileira de Ontopsicologia através de uma sugestão da Secretaria de Educação e Cultura de Restinga Sêca, realizou no dia 03 de abril, a doação da coleção de obras do Acad. Prof. Antonio Meneghetti para a Biblioteca Municipal da cidade.

O acervo totalizando mais de 50 títulos de áreas como: liderança, gestão empresarial, filosofia, pedagogia, sociologia, direito, estética, artes etc., ficará à disposição de todos na Biblioteca para auxiliar no crescimento do conhecimento qualificado da comunidade Restinguense.

Fundação Antonio Meneghetti realiza primeiro encontro de coordenadores e professores de Projetos

28/03/2017

O primeiro Encontro de coordenadores e professores de Projetos da Fundação Antonio Meneghetti foi promovido no dia 28 de março para direcionamento de trabalhos no ano de 2017. A Fundação sente-se honrada por ter tantos profissionais/parceiros que se dedicam diariamente para qualificar e transformar a vida de inúmeros jovens e adultos que fazem parte de nossos Projetos!

Projeto Escola da Vida realiza aula inaugural

09/03/2017

No dia 09 de março, o Projeto Escola da Vida começou suas atividades através da aula inaugural, ministrada pelo professor Doutorando Ricardo Schaefer, coordenador das disciplinas de Formação Empreendedora e Liderança da Antonio Meneghetti Faculdade (AMF). O encontro, que aconteceu às 9h30 no Miniauditório da AMF, teve a participação de 60 alunos (residentes no Recanto Maestro) inscritos no Projeto.

A aula inaugural teve o objetivo de fazer com que os jovens conhecessem e entendessem pontos essenciais na busca de sua autonomia financeira e intelectual. Através de cases e atividades interativas, o professor que também participa de diversos projetos de extensão da AMF, motivou os alunos ingressantes a buscarem o melhor de si.

 

Formatura da 1ª turma de Direito da AMF

06/01/2017

No dia 6 de janeiro de 2017, 8 alunos colaram grau na 1ª turma de Direito da AMF. A formatura, que aconteceu no Auditório da Faculdade, foi repleta de homenagens e emoção.

No dia seguinte foi a vez dos bacharéis da 6º Turma de Administração e 2º Turma de Sistemas de Informação comemorarem o recebimento do grau. 

Inauguração do Centro Esportivo Educacional Antonio Meneghetti

29/12/2016

A Fundação Antonio Meneghetti realizou a inauguração do Centro Esportivo Educacional Antonio Meneghetti, localizado no Recanto Maestro. O local tem como escopo incentivar a prática do esporte e também aumentar a qualidade de vida das pessoas na região.

Após o lançamento, aconteceu no auditório da Antonio Meneghetti Faculdade o Espetáculo Artístico-Musical “Cantata para Orquestra Sinfônica e Coro” que contou em sua composição com mais de 100 vozes.

Primeira competição oficial da Invernada Adulta Recanto Maestro

25/11/2016

A Invernada Adulta Recanto Maestro faz sua primeira apresentação em uma competição oficial a partir da data de sua criação. Até este momento o mais recente projeto da Fundação Antonio Meneghetti apresentou-se no Festival Gaúcho Estadual Estudantil em Cachoeira do Sul (FEGAES).

II Congresso Internacional “Uma nova Pedagogia para a Sociedade Futura”

23/08/2016

Nos dias 23 e 24 de setembro aconteceu, na Antonio Meneghetti Faculdade (AMF), o II Congresso Internacional “Uma nova Pedagogia para a Sociedade Futura”. O Congresso teve o objetivo de discutir as ações que estão sendo tomadas pelos nossos jovens, através de medidas práticas para uma educação que atenda as necessidades da sociedade do amanhã. Entre personalidades advindas do Japão, Letônia, Rússia, Itália, Ucrânia e Brasil, estavam empresários, acadêmicos e jovens profissionais.

Ao todo, cerca de 1,1 mil pessoas estiveram presentes nos dois dias do Congresso, sendo 160 os pesquisadores que inscreveram trabalhos entre comunicação oral, banner e relato de experiência. Seis desses participantes foram premiados, dois em cada categoria, com prêmios que foram R$ 8 mil a R$ 2,5 mil. 

8ª edição do Jovem & Tecnologia

10/08/2016

O Projeto, apoiado pelo grupo Meta e pela Fundação Antonio Meneghetti chegou a sua 8ª edição em 2016. A sede da Antonio Meneghetti Faculdade recebeu cerca de 200 alunos das turmas finais de ensino básico até o 3º ano do Ensino Médio para a aula inaugural de Atitude Empreendedora

Formação do Coral Recanto Maestro

01/06/2016

O Projeto Coral Recanto Maestro foi criado para oportunizar que integrantes da comunidade possam estudar música  e com isso proporcionar um desenvolvimento emocional e social aos participantes. Integra comunidade com os alunos da AMF e leva o nome Recanto Maestro a diversas cidades da região. 

Formatura da 5º Turma de Administração da AMF

09/01/2016

No dia 9 de Janeiro de 2016 aconteceu, no auditório da Antonio Meneghetti Faculdade, a formatura da 5º turma do curso de bacharelado em Administração. Na ocasião, colaram grau 19 novos administradores. 

Encontro entre Fundações

03/01/2016

As Fundações Fundação Antonio Meneghetti (BR), Научный фонд Антонио Менегетти (RU) e Fondazione di Ricerca Scientifica ed Umanistica Antonio Meneghetti (CH) encontraram-se no dia 03 de janeiro de 2016. Trocaram votos de bom ano e o mesmo explicitaram a todas as instituições que com elas colaboram para um bom e construtivo trabalho. O encontro aconteceu no Distrito Recanto Maestro.

Inauguração do AMF 2

29/12/2015

No final do ano, foi inaugurado o novo prédio da Antonio Meneghetti Faculdade, com o apoio da Fundação Antonio Meneghetti. O AMF 2 proporcionou mais espaço para expansão de turmas com conforto. Além disso, o prédio contém mais um Miniauditório, ideal para promoção de eventos e palestras

XXVIII Summer University of Ontopsychology

12/08/2015

Aconteceu em Lizori, Itália, a XXVIII Summer University of Ontopsychology, que teve como temática "Imagem e Sonho”. Entre as atividades aconteceu uma mesa redonda composta pela Fundação e Faculdade Antonio Meneghetti, apresentando os Temas: "Pilares Pedagógicos Fundação Antonio Meneghetti: Ambiente - arte - ciência" e "Da imagem à Realidade: A evidência do Ser, Saber e Fazer AMF". A Associação OntoArte Brasil apresentou a temática "Processos Formativos da OntoArte no Brasil: Uma arte vivaz em prática".

30 anos da Associação Brasileira de Ontopsicologia

02/06/2015

Parabéns à Associação Brasileira de Ontopsicologia pelos seus 30 anos!

A Associação Brasileira de Ontopsicologia comemora, em 2015, seus 30 anos de história. Ao longo dos três decênios de intensa atividade cultural, científica, social e formativa, importantes congressos e jornadas de estudo foram realizados; projetos foram criados e instituições nasceram da semente que foi lançada em solo fértil em 1985 no Brasil.

Chamadas para trabalho da 6ª edição Revista Saber Humano

21/05/2015

A Revista tem como propósito dedicar um espaço aos novos construtores do conhecimento por meio de publicações que objetivem contribuir com novas discussões sobre diversas áreas.
Ao mesmo tempo têm o propósito de estimular a reflexão e o despertar de novos pesquisadores, podendo renovar conceitos, apresentar novas percepções e apontar outras soluções para as problemáticas em questão.

Acredita-se que essa oportunidade será bem aproveitada pelos leitores/autores que estão interessados em adquirir novos conhecimentos.

A Revista possui qualis B3 e são especialmente bem-vindos textos com abordagem teórica e relatos de experiências em:
• Educação;
• Administração;
• Direito;
• Sistemas de Informação;
• Ontopsicologia.

Residence Empresarial

15/05/2015

Nos dias 15, 16 e 17 de maio, a Fundação Antonio Meneghetti promoveu o curso "Residence Empresarial".

O evento que abordou a temática da Liderança, trouxe na mediação das aulas professores especializados que conduziram a abordagem teórica do tema, apresentando a novidade da Ontopsicologia aplicada ao Business, o evento também teve a participação de empresários que trouxeram a discussão do ambiente empresarial, relatando seus cases profissionais de sucesso.

O curso contou com a presença de empresários e executivos do Rio Grande do Sul, São Paulo, Nordeste, Uruguai, Chile e Bolívia.

Correios homenageia o patrono da Fundação Antonio Meneghetti, Acad. Prof. Antonio Meneghetti

11/03/2015

Na noite de 09 de março (segunda-feira), foi realizado, na Antonio Meneghetti Faculdade, uma cerimônia para lançamento do selo personalizado e carimbo comemorativo em homenagem ao Acad. Prof. Antonio Meneghetti. O reconhecimento foi realizado pelos Correios. Conforme ofício recebido no dia 21 de outubro de 2014 pela Fundação Antonio Meneghetti, a homenagem se deu pela importância dessa personalidade para a região e para o Brasil. 

Confira um trecho do ofício recebido pela Fundação Antonio Meneghetti dos Correios: “Tendo em vista a importância do Professor Antonio Meneghetti no desenvolvimento social e cultural da Quarta Colônia, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos tem interesse em prestar uma homenagem à esta referência na formação de jovens em nossa sociedade, através da confecção de um Carimbo comemorativo e Selos personalizados, em sua homenagem”.  A data escolhida pela Fundação Antonio Meneghetti para realização da cerimônia foi o 9 de março, pois é também o dia em que se homenageia o aniversário de nascimento do Acad. Prof. Antonio Meneghetti.

O evento foi realizado para uma plateia lotada do auditório de mais de quinhentos lugares da AMF. Os selos que compuseram a homenagem foram todos inspirados em quadros pintados pelo Acad. Prof. Antonio Meneghetti e que hoje estão expostos à visitação pública no Recanto Maestro. Um dos selos homenageia também a logomarca da Fundação Antonio Meneghetti.

Autoridades participaram ativamente da cerimônia - Compuseram a mesa solene as seguintes autoridades: o assessor especial do Gabinete do Governador representando o Governador do Estado do RS, Roberto Fantinel; o Diretor Regional dos Correios, Jair Batista Antunes; a Prefeita de São João do Polêsine, Valserina Bulegon Gassen; o Presidente da Fundação Antonio Meneghetti, Prof. Dr. Alécio Vidor; a Diretora da Antonio Meneghetti Faculdade,  Helena Biasotto; o Presidente da Associação Brasileira de Ontopsicologia, Ari Foletto e a representante da Fundação Científica Antonio Meneghetti da Rússia, Prof.a. Dr.a. Victoria Dmitrieva.

O Diretor Regional dos Correios, Jair Batista Antunes, foi o responsável por conduzir o ato de lançamento dos selos e as autoridades que compuseram a mesa realizaram a obliteração dos selos. Após, o Diretor dos Correios fez a entrega da réplica do carimbo a parceiros e grandes colaboradores da Fundação Antonio Meneghetti, entre os quais: o empresário Roberto Argenta; o Diretor-Presidente do Conselho Diretor da Fundação Antonio Meneghetti, Almir Foletto; a Prefeita Valserina Gassen; o Promotor de Justiça da Comarca de Restinga Seca, Sandro Loureiro Marones; a Diretora da AMF, Helena Biasotto e o Presidente da ABO, Ari Foletto. Ao final da cerimônia, o Diretor dos Correios entregou um quadro com um dos selos personalizados às seguintes autoridades: o Prefeito de Silveira Martins, Rozimar Bolzan; o Prefeito de Dona Francisca, Saul Reck; o Vice-Prefeito de Formigueiro, Marcelo Motta; a Secretária da Educação de São João do Polêsine, Maria Claci Bortolotto; a Secretária da Educação de Silveira Martins, Susana Dalcol; ao representante da FOIL Ecaterimburgo, Alexey Luft; e ao representante da FOIL Rússia, Yan Tokarev.

Orquestra Jovem Recanto Maestro realizou apresentação - Para fechar a noite com chave de ouro, o público pode assistir a segunda apresentação oficial dos jovens da Orquestra Jovem Recanto Maestro, que apenas a dois meses, aprenderam os primeiros movimentos nos instrumentos: violino, viola, violoncelo e contrabaixo. O projeto é promovido pela Fundação Antonio Meneghetti em parceria com a Associação OntoArte, a Prefeitura de São João do Polêsine e Antonio Meneghetti Faculdade. A Direção Geral é de Claudio Carrara, a Direção Pedagógica é do Maestro Antonio Carlos Borges-Cunha, a Direção Musical é de Vagner Cunha e a Coordenação Geral é de Michael Penna.

Seguindo a apresentação dos jovens músicos da Orquestra Jovem, foi a vez da Camerata OntoArte apresentar-se com um repertório elaborado exclusivamente para essa ocasião. A Camerata OntoArte Recanto Maestro é conhecida nacionalmente, tendo lançado já dois CDs e realizado uma importante turnê em 2014 com a participação da soprano coloratura brasileira Carla Maffioletti, a qual hoje atua como integrante do ensemble de solistas do  Theatro de Ópera de  Lucerna, na Suíça. Tanto a Orquestra Jovem Recanto Maestro como a Camerata OntoArte Recanto Maestro apresentaram composições de Antonio Meneghetti e outros autores orquestradas por Vagner Cunha.

Mais informações sobre a Fundação Antonio Meneghetti, pelo site www.fundacaoantoniomeneghetti.org.br

Aula Inaugural da AMF

03/03/2015

No dia 02 de março, deu-se início ao primeiro semestre de 2015 na Antonio Meneghetti Faculdade e foi marcada pela aula inaugural com o painel “Conexão AMF: Conecte-se ao seu melhor!”. Em formato de talk-show, em uma arena 360 graus, o público presente pode interagir com os seguintes empresários convidados: Carlos Gennari, da empresa Leonardi – SP; Drª. Tereza Cristina Carvalho, pesquisadora em Inovação de T.I. da USP – SP; Sérgio Miguel Achutti Blattes, Desembargador do Tribunal de Justiça – RS; Helena Camacho, da Camacho Consultores – SP; Dr. Gustavo Fausto Miele, da Branco, Miele & Associados Advocacia – RS; Roberto Bozzetto, do Grupo Kasarão – RS e Rafael Bertagnolli, Baristo Café – RS.

O objetivo do evento foi apresentar aos alunos da AMF a atual situação do mundo de trabalho, a relação entre formação e profissão, além das novidades e oportunidades de mercado nas áreas da Administração, Direito e Tecnologia.
Confira algumas fotos desta noite.

Jovens participam de Orquestra

06/02/2015

Músicos tem idades entre 07 e 16 anos.

Com direção pedagógica do maestro Antônio Borges-Cunha e coordenação geral do violinista Michael Penna, a Fundação Antonio Meneghetti inicia a Orquestra Jovem Recanto Maestro, na região da Quarta Colônia de Imigração Italiana do Rio Grande do Sul. 

Desde o dia 22 de janeiro, 10 professores e 45 jovens - entre 07 e 16 anos - participam do curso itensivo Residência de Verão. Além de aulas de violino, viola, violoncelo e contrabaixo, os alunos e a comunidade desfrutam diariamente de recitais e concertos com os professores no auditório da Antonio Meneghetti Faculdade.

O compositor Vagner Cunha compôs pequenas peças pedagógicas com o objetivo de iniciar o aprendizado técnico e musical de forma agradável e divertida, integrando alunos e professores pelo prazer de tocar em conjunto.

No encerramento da Residência de Verão, dia 08 de fevereiro (domingo) a Orquestra Jovem Recanto Maestro faz sua primeira apresentação pública no Auditório da AMF às 10h30min com a participação dos professores de cordas e do pianista André Loss.

Projeto Jovem & Tecnologia

02/01/2015


Projeto Jovem & Tecnologia

O programa Jovem e Tecnologia é uma parceria entre a Fundação Antonio Meneghetti, o Grupo Meta e a Antonio Meneghetti Faculdade.

            A primeira edição do Programa Jovem e Tecnologia foi em Janeiro de 2010. Os estudantes aprenderam sobre informática Básica (Word – Excel – PowerPoint – Windows) e Linguagem de Programação (HTML – Desenvolvimento de Site). As aulas eram no Campus da AMF, permitindo ao jovem adquirir conhecimentos sobre conteúdos, tecnologias, ferramentas e metodologias trabalhadas em TI.

            Em 2011, alunos da Antonio Meneghetti Faculdade foram contemplados com bolsa de estudo para o semestre 2011/01 através do Programa Jovem e Tecnologia. Nesse ano acontecem a 2ª e 3ª edição do Programa. Até 2011, o Programa Jovem e Tecnologia atendia gratuitamente no próprio campus da AMF à turmas de estudantes de diferentes idades que aprendiam sobre informática básica e linguagem de programação. Centenas de estudantes passaram pelas salas de aula do Jovem e Tecnologia.

            Em 2012 seu tema passa a ser Introdução à Robótica. Neste ano, as aulas foram realizadas nas próprias escolas. Após uma seleção entre os alunos interessados em participar, os estudantes aprenderam gratuitamente a programar um robô construído com peças de lego e que conta com um software de gerenciamento próprio.

            Em 2013, A 5ª edição do Programa Jovem e Tecnologia, proporcionou através da Robótica, do inglês e do empreendedorismo uma interação com a área de programação de forma lúdica e ampla.

            Em 2014, o programa contempla mais um grupo de alunos oriundos das escolas dos municípios da Quarta Colônia, com aulas semanais voltadas para Tecnologia da Informação e Atitude Empreendedora.

            Em 2015, a 7ª edição do Projeto Jovem e Tecnologia teve início em março. São 169 alunos que fazem parte do projeto, divididos por fases: básica (8.º e 9.º ano do Ensino Fundamental II), Intermediária (1.º ano do Ensino Médio) e fase avançada (2º. e 3.º anos do Ensino Médio).
As escolas participantes desta 7ª edição são: E.E.E.B Prof. Willy Roos, E.E.E.M. Maria Ilha Baish, E.E.E.B  Dom Antonio Reis, E.E.E.B João XXIII. O Projeto tem como parceiros o Grupo Meta, Fundação Antonio Meneghetti, Antono Meneghetti Faculdade, Fundação Lemann e as Prefeituras Municipais de Agudo, Dona Francisca, Faxinal do Soturno e São João do Polêsine. Uma vez por semana, esses alunos tem aulas de Inglês e informática, com conteúdo programático elaborado para cada nível do projeto, sendo nivel básico - Scratch + wordpress, Intemediário - Criação de Jogos e Avançada Criação de aplicativos para celular. Já uma vez por mês, todos os 169 alunos são recebidos na Antonio Meneghetti Faculdade para as aulas de atitude empreendedora.

A 7ª edição do Projeto tem duração de março a novembro de 2015 e busca no final de cada fase que os alunos possam entregar um produto referente a cada conteúdo programático que participaram.

Pedagogia em foco no trabalho da Fundação Antonio Meneghetti

15/12/2014

Um Seminário, a publicação de uma cartilha com textos de diferentes e renomados autores, a realização de um concurso cultural com abrangência nacional e a concretização de um grande congresso internacional. Com essa intensa linha de trabalho, a Fundação Antonio Meneghetti delimitou a pedagogia como seu tema chave de atuação em 2014 e nos próximos anos por vir. Todas as iniciativas foram gratuitas e abertas à comunidade.

Em abril de 2014, a convite da Fundação Antonio Meneghetti, jovens da Antonio Meneghetti Faculdade (AMF) reuniram-se em uma disputada gincana que trouxe grande público para assistir, na sede da instituição, e um seminário intitulado “Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura”, apresentando palestras dos autores responsáveis pelos artigos publicados na cartilha de mesmo nome, distribuída gratuitamente na ocasião. O título do seminário e da cartilha remonta à palestra realizada pelo idealizador da Fundação Antonio Meneghetti e do Recanto Maestro, Acad. Prof. Antonio Meneghetti (1936-2013), na UNESCO, em Paris, em 2006. Demonstrando a vanguarda do tema abordado anos atrás, os pesquisadores envolvidos nesse projeto de 2014 estudaram a interface presente entre a ciência ontopsicológica e os diferentes estágios do desenvolvimento do jovem. Um contributo único para o campo da educação internacional.

O seminário foi a ocasião do lançamento do concurso cultural de mesmo nome. O objetivo era premiar relatos bem sucedidos de educação de todo o país, que demonstrassem práticas vencedoras e inovadoras no campo. Ao todo, foram 21 premiados selecionados entre mais de 150 relatos enviados para as categorias Infanto-Juvenil, Puberdade, Adolescência e Juventude. Além da homenagem, os autores receberam o valor em dinheiro de R$ 10 mil, R$ 5 mil e R$ 3 mil, respectivamente para primeiro, segundo e terceiro lugares.

A premiação emocionou os vencedores e também aqueles que assistiram à cerimônia de entrega realizada diante de uma plateia lotada durante o I Congresso Internacional “Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura”, o qual reuniu mais de 1,3 mil pessoas nos dias 17 e 18 de outubro de 2014 na AMF. Também foram realizados workshops e palestras com fundações de todo país, grandes nomes da educação nacional, autoridades políticas e os ganhadores do concurso cultural. Entre os presentes estiveram representantes da Fundação Antonio Meneghetti Brasil e Rússia, Fundação Lemann, Fundação Bradesco, Fundação Gol de Letra, Projeto Guri, Escola SESC de Ensino Médio, além de personalidades com o Dr. Içami Tiba, Prof. Dr. Pedro Demo, a ex-secretária de Educação do RS, Mariza Abreu, a vice-presidente do International Music Council, Liane Hentschke e o empresário Lindolfo Martin, da Multicoisas.

Representando a Fundação Antonio Meneghetti, o Prof. Dr. Alécio Vidor proferiu sua palestra para um atento público, falando sobre a possibilidade da educação do homem para o alcance da realização pessoal. Da Rússia, o Dr. Alexey Luft abordou práticas pedagógicas realizadas pela Fundação Antonio Meneghetti na Rússia. A equipe Team Magis esteve presente da Itália, trazendo jovens que trabalham com arte e educação, além de representantes que acompanharam o desenvolvimento do projeto Scuola College Antonio Meneghetti, criado na Itália para desenvolver o ensino integral de jovens nos anos de 1980.

O Congresso foi ainda marcado por uma nova gincana reunindo os alunos de graduação da AMF para contribuírem na divulgação e organização do evento. A praça de alimentação, por exemplo, ficou por conta deles.

A experiência bem sucedida dos trabalhos realizados no campo da Pedagogia, em 2014, rendeu bons frutos. Os relatos ganhadores do concurso cultural – e também todos aqueles inscritos – estão sendo divulgados pela Fundação Antonio Meneghetti. Uma nova edição do concurso cultural já está prevista, bem como, uma nova edição do congresso “Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura”, a qual será realizada nos dias 09 e 10 de outubro de 2015. Toda a programação da Fundação Antonio Meneghetti é apoiada pela Antonio Meneghetti Faculdade, Associação Brasileira de Ontopsicologia e Associação OntoArte.

Fundação Antonio Meneghetti revela finalistas do Concurso Cultural Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura

10/10/2014

A Fundação Antonio Meneghetti divulgou neste dia 10 de outubro os finalistas do Concurso Cultural Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura. A premiação foi dedicada às práticas bem sucedidas de educação em todo o Brasil. A posição de cada finalista - o anúncio dos ganhadores do primeiro, segundo e terceiro lugar de cada categoria - será revelada no dia 18 de outubro durante o Congresso Internacional "Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura" que reunirá  especialistas no tema Educação no campus da Antonio Meneghetti Faculdade (Restinga Sêca - RS).

Conheça os finalistas -  A Comissão Julgadora analisou 153 trabalhos enviados de diferentes regiões do país. Tendo em vista o amplo número de trabalhos de sucesso apresentados e a qualidade dos mesmos, decidiu-se, em algumas categorias, pela premiação de mais de um projeto em cada colocação. Os vencedores, nestes casos, dividem o valor do prêmio. Todo os projetos enviados para o Congresso constarão, a partir de novembro, em um banco de práticas educacionais de sucesso que a Fundação Antonio Meneghetti disponibilizará on-line em seu site. Todos os candidatos ao Concurso Cultural são convidados a participarem do Congresso. Os finalistas são convidados a apresentarem seus projetos como parte da programação.

Confira mais sobre o Congresso: www.fundacaoantoniomeneghetti.org.br/congresso.

Informações pelo fone: 55 9635-3752

 

Categoria Pré-Natal

Não houve inscritos

Categoria Primeiros Anos de Vida

Finalistas

Construção de uma horta vertical em ambiente escolar - Cultivar também é arte! - Ijuí (RS)

Casinha Amarela - Campo Largo (PR)

Projeto Vida de Bebê - Uruguaiana (RS)

Arte Fanciullo - Um espaço de arte para a educação - Florianópolis (SC)

Era uma Vez Escola Encantada - Restinga Sêca (RS)

Destaques*

Projeto Flauta: mudando a realidade do município de São João do Polêsine - São João do Polêsine (RS)

Centro Municipal de Arte Educação Professor Pardal - Ijuí (RS)

Categoria Puberdade

Finalistas

Projeto Viagem de Barco: uma experiência pedagógica com crianças do 1º ano do ensino fundamental - Santo Ângelo (RS)

Educando com horta, jardim e gastronomia - São João do Polêsine (RS)

O Poema na Sala de Aula: Reflexões e Experiências - Faxinal do Soturno (RS)

Um convite a Leitura - Amargosa (BA)

Destaque*

Compondo e (En)cantando a Vida - São Sepé - RS

Categoria Adolescência

Finalistas

As eleições municipais nos corredores da escola - Concórdia (SC)

Reciclagem e Leitura - Santa Maria (RS)

Narrativa Digital: O desafio de trabalhar com cinema em sala de aula - Dois Irmãos (RS)

Destaque*

Uma escola feliz: Vivendo uma experiência educativa cativante - Santa Bárbara do Oeste (SP)

Categoria Juventude

Finalistas

O trabalho como meio de formação pedagógica - São Paulo (SP)

Jovens em Ação: formação continuada para responsabilização e autonomia - Curitiba (PR)

A educação como critério ético do ser humano: Pedagogia Ontopsicológica na Formação Profissional do Jovem - São João do Polêsine (RS)

Destaque* 

Experiência pedagógica: 1º Fórum sobre Deveres Humanos - Restinga Sêca (RS)

A incansável luta pela igualdade nas diferenças - Linha Campo Alegre (RS)

 

* Os homenageados como Destaque recebem um troféu de honra ao mérito. Os Finalistas recebem o troféu de homenagem e também prêmio em dinheiro.

Estudantes do curso de Sistemas de Informação da AMF realizam viagem de estudos a São Paulo

07/10/2014

Aliar teoria à prática é uma das características que diferenciam o ensino das graduações e pós-graduações da Antonio Meneghetti Faculdade (AMF). Tal princípio foi o fundamento da viagem de estudos para São Paulo realizada pelos estudantes do curso de Sistemas de Informação como parte da disciplina Formação Empresarial II, ministrada pelo Prof. Bruno Fernandes. Entre os dias 05 a 07 de dezembro, eles estiveram nesse centro econômico do país para visitar grandes empresas, importantes entidades, pontos culturais e conhecer uma realidade completamente diversa das suas – uma viagem que ficou na memória de cada estudante.

Para muitos dos alunos, a viagem de estudos foi a primeira vez que estiveram em São Paulo, ou mesmo, que andaram de avião. Toda organização da viagem contou com participação ativa dos estudantes – desde a escolha das passagens aéreas até a abordagem às empresas para pedir a visitação – sempre com a supervisão atenta do professor coordenador da disciplina, contando com o apoio da AMF e da Fundação Antonio Meneghetti.

Segundo o Professor Bruno Fernandes, o conteúdo visto em sala de aula ao longo do semestre apareceu traduzido de diferentes modos nas visitas e palestras realizadas ao longo dos dias da viagem. “Os estudantes puderam viver, na prática, o que viram em sala de aula. Foi um exercício de inteligência: São Paulo é um ambiente em que circula a economia de todo o país, com empresas do mundo todo. O desafio dos alunos foi entrar nesse ambiente, aprender e trazer para a sua realidade essa competência adquirida”, explica.

No primeiro dia, os estudantes visitaram a FCâmara Consultoria e Formação em Informática, na qual conheceram mais sobre o uso que grandes empresas fazem da tecnologia de armazenamento ao Centro de Treinamento da MICROSOFT, visitaram a Internet Innovation – Digital Business School, na qual aprenderam sobre marketing digital; por fim, visitaram a FOIL São Paulo, sede paulista da mantenedora da AMF. Na FOIL, foram recebidos por jovens que fazem parte da equipe da empresa e que ministram palestras sobre finanças pessoais, estilo de vida e responsabilidade do gestor – temas esses também trabalhados nos cursos para jovens profissionais que a FOIL oferece na capital paulista.

Entre os locais escolhidos para visitação, estiveram empresas que são parceiros de longa data da AMF. Foi o caso, por exemplo, da visita à unidade paulistana do Grupo Meta, empresa que também tem uma unidade no Recanto Maestro. Vários dos estudantes presentes na viagem são também colaboradores do Grupo Meta no Recanto Maestro e puderam conhecer mais sobre a empresa em que atuam. A programação do segundo dia de visitas contou ainda com a ida à sede da Fundação Lemann, entidade que trabalha nos eixos de Inovação, Gestão, Talentos e Políticas Educacionais e cujos representantes estiveram no campus da AMF em outubro deste ano por conta do I Congresso “Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura”.

Na Fundação Lemann, os estudantes puderam aprender sobre os projetos desenvolvidos por essa entidade para a formação de jovens no campo da programação e no ensino da Matemática.

Na Universidade de São Paulo (USP) – uma das maiores do Brasil – foram recebidos pela professora da AMF, Claudiane Weber, que cursa atualmente doutorado nessa instituição.

Visitaram com ela a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, fundada a partir do acervo do empresário e bibliófilo José Mindlin. Apreciaram uma exposição sobre a história dos computadores e, após, foram recebidos pela aluna egressa da pós-graduação da AMF e professora da USP, Tereza Cristina Carvalho, para uma visita ao Laboratório de Sustentabilidade em Tecnologia da Informação e Comunicação (LASSU) e ao Centro de Processamento de Dados da USP – um dos locais responsáveis pelo acesso a Internet de toda população brasileira.

Para o estudante de Sistemas de Informação da AMF e empresário, Frederico Potter, a visita foi um momento de adquirir conhecimentos novos a partir de empresas conceituadas. “Aprendi bastante sobre como funciona uma empresa grande e com certeza aplicarei esses conhecimentos na minha, pois o sucesso de uma empresa está ligada a boa administração da mesma. Viagens como essa são muito importantes na formação, pois podemos absorver muitos conhecimentos que nem imaginávamos existir”. Na opinião de Frederico, uma das visitas feitas no segundo dia foi o ponto alto: “A parte que mais gostei foi a visita à USP. Não imaginava como aquele lugar era gigantesco! Conheci o CPD (Centro de Processamento de Dados) e vi muitas palestras sobre redes. Foi uma experiência incrível!”, conta.

Em todos os cursos de graduação da AMF, a cada semestre, os estudantes podem cursar uma das disciplinas de Formação Empresarial as quais utilizam a metodologia FOIL que é exclusiva da Faculdade.

Em cada uma dessas disciplinas, uma visita ou viagem de estudos é planejada como parte do plano de ensino do semestre.

Para desfrutar dessas viagens e estudar na AMF, basta realizar o Vestibular de Verão que está com inscrições abertas.

Informações pelo site www.faculdadeam.edu.br ou pelo telefone (55) 3289-1139.

Congresso “Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura”

25/09/2014

O Congresso “Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura”, é uma iniciativa da Fundação Antonio Meneghetti e da Antonio Meneghetti Faculdade (AMF), e tem como objetivo reunir estudantes, professores e profissionais de todo o País para debater sobre práticas educacionais de crianças e jovens na atualidade.

O evento será realizado no auditório da AMF durante os dias 17 e 18 de outubro, e contará com a presença de algumas das principais fundações brasileiras, além de acadêmicos, dirigentes de organizações e representantes do governo.

Um evento gratuito e aberto à toda comunidade que, com uma extensa programação de palestras, debates e workshops, pretende reunir cerca de 2.000 pessoas durante os dois dias.

Já no dia 18, haverá a entrega do prêmio do Concurso Cultural do Congresso, uma iniciativa também da Fundação Antonio Meneghetti, que premiará em até R$ 10 mil os ganhadores do concurso.

 

Confira a programação do Congresso:

17/10:

13h – Inscrições

15h às 18h30

  • Workshop Fundação Lemann
  • Workshop Fundação Antonio Meneghetti – Contribuições da Pedagogia Ontopsicológica
  • Workshop Associação OntoArte – introdução à OntoArte
  • Workshop AMF – O diferencial FOIL na Educação
  • Workshop Fundação Gol de Letra – Oficina de Thouckball
  • Apresentação de Trabalhos Científicos
  • Apresentação dos finalistas do Concurso Cultural “Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura”

 

19h às 20h40

  • Cerimônia de Abertura
  • Painel Inaugural
    • Profª. Dra. Liane Hentschke
    • Profª. Dra. Jaqueline Moll
    • Projeto Guri (Sr. José Henrique Rosa de Campos)
    • Apresentação projeto “Amigos do Violão e Percussão”

 

18/10:

09h - Apresentação de Trabalhos Científicos e dos finalistas do Concurso Cultural

10h30 às 13h

  • Painel “O Papel das Fundações na Educação”
    • Fundação Lemann (Tema – Base Nacional Comum da Educação: oportunidades e desafios)
    • Fundação Bradesco (Profª. Eunice Schmidt Schossler)
    • Fundação Gol de Letra (Sr. Sérgio Andrade)
    • Escola SESC de Ensino Médio (Profª. Regina Barbosa)

  Mediação: Profª. Maria Cecília Kotler

14h30 às 18h30

  • Palestra Prof. Dr. Alécio Vidor
  • Apresentação do vídeo “Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura” – Acad. Prof. Antonio Meneghetti
  • Apresentação Projeto Orquestra Juvenil Recanto Maestro
  • Palestra Dr. Içami Tiba
  • Palestra Prof. Dr. Pedro Demo
  • Mesa redonda “Educação & Trabalho”
  • Multicoisas (Sr. Lindolfo Martin e Sra. Elza Martin)
  • Prof. Dr. Pedro Demo
  • Univ. Estatal de São Petersburgo | Associação Eslava de Ontopsicologia (Dra. Victoria Dmitrieva)
  • Mediação: Claudio Carrara – Vice-Presidente do Grupo Meta
  • Entrega do prêmio Concurso Cultural “Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura”
  • Encerramento
Para mais informações acesse: www.fundacaoantoniomeneghetti.org.br/congresso

20/08/2014

Práticas bem sucedidas de educação serão premiadas com até R$ 10 mil. O prazo de inscrições agora vai até dia 30 de agosto.

A pedidos de pessoas de todo o país, foi prorrogado até 30 de agosto o prazo para as inscrição no Concurso Cultural "Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura", realizado pela Fundação Antonio Meneghetti, sediada no Recanto Maestro. O concurso tem como objetivo valorizar experiências atuais em educação e que tenham obtido resultados de sucesso na formação das seguintes fases de desenvolvimento: pré-natal, primeiros anos de vida, puberdade, adolescência e juventude.

São aceitos trabalhos em formatos de relatos de 5 a 10 páginas que descrevam experiências pedagógicas desenvolvidas no Brasil. Podem participar do concurso, genitores (pais e mães), responsáveis pela educação de jovens familiares (tios, tias, avós, etc.), entidades (escolas, creches, centros do desenvolvimento infantil, universidades etc.), profissionais (pedagogos, professores, médicos, psicólogos, sociólogos, universitários etc.) e pessoas em geral que tenham casos de sucesso para contar.

Serão premiados os 15 melhores trabalhos. O 1° lugar receberá uma premiação no valor de R$ 10.000,00, o  2° lugar o valor de R$ 5.000,00 e  R$ 3.000,00 para o 3° lugar. Cada categoria (pré-natal, primeiros anos de vida, puberdade, adolescência e juventude) terá um premiado em primeiro, um em segundo e um em terceiro lugar. Os ganhadores participam também de um manual de boas práticas e de um filme documentário sobre pedagogia. A premiação será entregue nos dias 17 e 18 de outubro durante o Congresso "Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura", na Antonio Meneghetti Faculdade, e que será aberto à comunidade.

As inscrições no Concurso Cultural podem ser feitas pelo site www.fundacaoantoniomeneghetti.org.br/premio. Ali, pode-se preencher a ficha de inscrição com os dados requisitados e enviar o relato. O regulamento está disponível no mesmo site.

Mais informações pelo e-mail: marketing@recantomaestro.com.br ou telefone (55) 9635-3752.

Orquestra Juvenil Recanto Maestro se apresenta no 33º Congresso Diocesano

24/07/2014

A Orquestra Juvenil Recanto Maestro fez uma apresentação marcante no 33º Congresso Diocesano da Pastoral da Educação, no dia 10 de julho, realizado na Sace Polesinense, no município de São João do Polêsine/RS. O evento teve como tema “Educar: Resgatando respeito, dignidade e harmonia nas relações” e contou com a presença de um público com mais 600 pessoas, vindas de 15 municípios da Região Central do RS.

No repertório dos jovens músicos, estiveram trecho da Nona Sinfonia de Beethoven, o Trenzinho Caipira e Asa Branca. O projeto da Orquestra Juvenil atende hoje gratuitamente a jovens do Ensino Fundamental e Médio do município de São João do Polêsine e apresenta-se constantemente para a comunidade. Foi uma ocasião especial, escolhida pela Associação OntoArte e pela Antonio Meneghetti Faculdade para trazer os jovens músicos de volta ao palco para abrilhantar o evento. Mais informações: www.ontoarte.org.br ou www.faculdadeam.edu.br

A relação entre ser humano e a tecnologia estará em debate no Congresso

09/07/2014

Nos dias 17 e 18 de outubro, a Fundação Antonio Meneghetti e a Antonio Meneghetti Faculdade vão realizar o Congresso "Uma Nova Pedagogia para a Socieade Futura". O evento - gratuito e aberto à comunidade - reunirá palestrantes do Brasil e exterior para debater temas relacionados à educação de crianças e jovens. Durante a programação, serão conhecidos também os ganhadores do Concurso Cultural homônimo voltado a premiar práticas bem sucedidas em educação. Os prêmios são de até R$ 10 mil e as inscrições podem ser feitas pelo site: www.fundacaoantoniomeneghetti.org.br/premio. Mais informações pelo fone (55) 9635-3752.

Entre os temas que estarão em debate no Congresso, está a complexa relação entre o bem estar humano e o uso exagerado da tecnologia. Sobre esse tema, um dos palestrantes confirmados do Congresso, o Prof. Dr. Alécio Vidor, Doutor em Filosofia pela Universidade São Tomás de Aquino (Roma) e hoje Professor da Antonio Meneghetti Faculdade, assina o artigo que você confere a seguir.

 O homem e a tecnologia

Por Prof. Dr. Alécio Vidor

A pretensão de impor o controle e a adaptação da vida humana mediante a tecnologia existente não está produzindo os resultados esperados.

A tecnologia criada e usada sem a devida compreensão da ordem inerente à vida do homem, está agravando a desordem social e provocando aberrações praticadas contra a vida humana.

O modelo agressivo da imposição legal, carente de conhecimento por parte da consciência alienada, está reduzindo o ser humano a um ser-para-a-morte e transformando o homem num bobo para o outro homem.

A degradação vigente faz ver que o homem pensa de modo distônico e antagônico à vida, e a vida humana insiste acusando o erro e investindo na direção inversa, denunciando que o modo de pensar não consegue propor a diretiva de solução para bem viver.

Se a consciência humana não for conforme aos apelos da vida, para que o homem conheça a si próprio, o caminho da solução para resolver o convívio humano tende a ser irrecuperável.

"Homem conhece-te a ti mesmo, para que tuas decisões e ações, não resultem em prejuízo para tua vida". (Sócrates)

Concurso Cultural premiará prática bem sucedidas em Educação

18/06/2014

Fundação Antonio Meneghetti organiza concurso que dará prêmios de até R$ 10 mil para os participantes. O prazo de inscrições foi prorrogado até 30 de agosto.

A Fundação Antonio Meneghetti prorrogou o prazo de inscrição para o Concurso Cultural Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura até o dia 30 de agosto. A premiação será entregue nos dias 17 e 18 de outubro.

O concurso tem como objetivo valorizar experiências atuais em educação e que tenham obtido resultados comprovadamente positivos na formação de crianças, adolescentes e jovens nas seguintes fases de desenvolvimento: Pré-natal, Primeiros anos de vida, Puberdade, Adolescência e Juventude.

São aceitos trabalhos em formatos de relatos de 5 a 10 páginas que descrevam exemplos práticos e comprovadamente bem sucedidos de experiências pedagógicas compreendendo uma das cinco fases referidas anteriormente, sendo fundamental o critério de correlação com o fator da responsabilização do educando.

Poderão participar do concurso, genitores (pais e mães), responsáveis pela educação de jovens familiares (tios, tias, avós, etc.), entidades (escolas, creches, centros do desenvolvimento infantil, universidades etc.), profissionais (pedagogos, professores, médicos, psicólogos, sociólogos, universitários etc.) e pessoas em geral que tenham casos de sucesso para contar e que participem direta e ativamente na formação da pessoa nas diferentes fases de desenvolvimento especificadas acima.

Serão premiados os 15 melhores trabalhos, sendo 5 em cada categoria, segundo os critérios estabelecidos para avaliação da seguinte maneira: o 1° lugar receberá uma premiação no valor de R$ 10.000,00, o  2° lugar o valor de R$ 5.000,00 e  R$ 3.000,00 para o 3° lugar. Os ganhadores participam também de um manual de boas práticas e de um filme documentário sobre pedagogia.

Para se inscrever, basta entrar no site fundacaoantoniomeneghetti.org.br/premio preencher com os dados requisitados e enviar o relato. O regulamento está disponível no mesmo site.

16/06/2014

A direção, professores e estudantes da Antonio Meneghetti Faculdade estiveram presentes, nos dias 30 e 31 de maio, ao evento comemorativo dos dez anos da Cátedra de Ontopsicologia da Faculdade de Psicologia da Universidade Estatal de São Petersburgo. Na ocasião, foi realizada a conferência "O homem no diálogo com o mundo externo: a abordagem ontopsicológica", com a presença de algumas das maiores autoridades da Universidade Estatal de São Petersburgo. As celebrações foram realizadas no mesmo salão dessa instituição secular em que o Acadêmico Prof. Antonio Meneghetti inaugurou a Cátedra de Ontopsicologia, há dez anos, ao lado da então Reitora da UESP, hoje Presidente da UESP, sra. Ludmila Verbitskaya.

Uma década depois de sua fundação, a Cátedra de Ontopsicologia continua a ser destaque entre as produções acadêmicas de toda a Faculdade de Psicologia da UESP. Essa faculdade, por sua vez, foi fundada em 1724 e é considerada uma das dez melhores do mundo pela UNESCO. Nas palavras da Diretora da AMF, Helena Biasotto, em seu discurso no evento: "Em 27 de maio de 2004 foi instituída a cátedra de Ontopsicologia, da qual alunos brasileiros  e de outras partes do mundo a freqüentam, e hoje temos imenso orgulho em  retornar  a esse histórico e belíssimo espaço onde, naquela data, o Acad. Prof. Antonio Meneghetti fez a abertura oficial da cátedra, nesta universidade, que é perenemente um lugar onde a ciência se conserva e se transmite segura."

De dez anos para cá, foram mais de 150 brasileiros frequentando a cátedra para obter o diploma de especialistas em Ontopsicologia pela UESP. A própria ideia da Antonio Meneghetti Faculdade é fruto, entre outros, do trajeto científico desses especializandos. "A idéia da AMF nasceu durante a trajetória de formação de seus atuais professores e administradores nesta cátedra", explicou a Diretora Helena Biasotto. Essa parceria que iniciou desde o nascimento da AMF, tornou-se oficial em 2013, quando em um marco histórico, no dia 11 de março as duas instituições consolidaram institucionalmente seu intercâmbio através de acordo de cooperação, incentivado em âmbito estatal brasileiro, o qual prevê: o intercâmbio docente e discente, a coodivisão de material pedagógico, o intercâmbio de informação e publicações acadêmicas, o desenvolvimento de projetos de pesquisa conjuntos, o desenvolvimento de programas de ensino conjuntos, a promoção conjunta de conferências e convenções, entre outras ações.

O evento de comemoração dos 10 anos da Cátedra, contou ainda com uma mesa redonda composta por professores da UESP e convidados de diferentes países do Leste Europeu. Estudantes de graduação e pós-graduação da AMF, além de professores e colaboradores da Instituição, não só assistiram ao debate como também participaram dos momentos de fala abertos ao público.

Defesas das teses marcou a comemoração - Após a comemoração dos dez anos da Cátedra de Ontopsicologia, entre os dias 3 e 5 de maio, os estudantes brasileiros concluintes do curso realizados em parceria com a AMF de Especialização em Ontopsicologia defenderam suas teses de conclusão de curso para uma banca de avaliação composta por docentes russos. Todas as falas foram traduzidas do português para o russo, e vice-versa, por tradutor especializado. Ao todo, 15 estudantes defenderam suas teses. Após a defesa, que foi realizada em dois momentos de bancas, os alunos - emocionados - assistiram a presidente das bancas, a diretora da Cátedra de Ontopsicologia, Profa. Victoria Dmitrieva, anunciar que todas receberam o conceito excelente pelos avaliadores. Entre os temas discutidos pelas teses - todas as quais continham exemplos de experimentos práticos - estiveram: educação infantil e de ensino superior, a formação do jovem do campo, o trabalho na terceira idade, a formação de liderança para negócios no campo, a liderança para entidades representativas de classe voluntárias, processos de comunicação midiática, ambiente de trabalho e motivação para o trabalho, relação médico paciente, a moda no estilo de vida do líder, o jovem líder e seu tempo livre, a intuição como estratégia de liderança, entre outros. Ao longo das bancas, era possível notar a ampla pertinência dos temas na vida dos estudantes e a interdisciplinaridade possível a abordagem ontopsicológica.

Enquanto alguns concluem seu curso, no Brasil, uma nova turma já inicia os seus estudos na mesma pós-graduação e viajarão a Rússia, ainda neste ano, para assistirem ao primeiro dos módulos internacionais de estudo que compõe o curso juntamente com os módulos nacionais.

Mais informações sobre a pós-graduação AMF pelo endereço eletrônico: www.faculdadeam.edu.br

Turnê Camerata OntoArte chega ao Recanto Maestro

19/05/2014

Projeto apresenta programa do compositor italiano Antonio Meneghetti em Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, São Paulo e no dia 23 de maio, às 20 horas, no Recanto Maestro, Auditório da Antonio Meneghetti Faculdade.

Apresentada anteriormente no Recanto Maestro - São João Polêsine/RS, em formação sinfônica, a obra de Antonio Meneghetti gira o País na formação camerística neste mês.

A turnê terá cinco concertos, sendo nas cidades de Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, São Paulo, e no dia 23 de maio (sexta-feira), no Recanto Maestro. A Camerata executará 12 composições orquestradas a partir de poemas e gravações de Antonio Meneghetti, orquestradas por Vagner Cunha.

Sob a direção artística de Claudio Carrara, o pequeno grupo conta com a viola de Vinícius Diniz, o violoncelo de Bianca D’Avila do Prado, o contrabaixo de Luciano Dal Molin, o violino de Moises Cunha e o piano de Paulo Bergmann. A convidada especial da Camerata para esta turnê é a soprano coloratura Carla Maffioletti, que se tornou conhecida mundialmente como uma das solistas do violinista holandês André Rieu e sua Orquestra Johan Strauss.

Vagner Cunha é compositor, arranjador e instrumentista atuante em diversos cenários da música contemporânea. Compositor premiado, Vagner Cunha já teve obras tocadas pelas principais orquestras brasileiras. Produziu aproximadamente 40 trilhas musicais originais para cinema e projetos audiovisuais nos últimos 10 anos, além de ter lançado dois discos individuais.

O compositor italiano Antonio Meneghetti (1936-2013) é reconhecido como um importante nome da música erudita contemporânea. A sua obra caracteriza-se por um discurso artístico novo, a origem do movimento OntoArte (ligado à Ontopsicologia, que desenvolve o sentimento humanista e artístico), criado e difundido por ele ao redor do mundo. Philip Hesketh, diretor da West London Simphony Orchestra, que interpretou a obra de Menehetti em 1998, diz que o italiano é um mestre nos novos horizontes musicais. Além disso, como artista teve uma expressiva pluri-experiência com pintura, escultura e arquitetura.

O mesmo repertório da turnê será gravado em CD, com a produção de mil cópias. Apoiado pela Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, o projeto prevê entrada gratuita e aberta à comunidade, com ampla divulgação no meio musical de música clássica, visando à formação de plateia. O MinC apoiou, em 2012, o concerto Maestro OntoArte em Cena, em que foi executado o trabalho de Meneghetti pela Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro (Porto Alegre/RS), no Theatro São Pedro, para mais de 800 pessoas; e, em 2013, o concerto Metaphisica Sinfonia Coral, no qual cem músicos e um coro de cem vozes interpretaram novas composições do compositor italiano para mais de quatrocentas pessoas.

A promoção dessa turnê é da Associação OntoArte e BellAnima Produções Artísticas.

Reservas de ingressos para o concerto no Recanto Maestro, dia 23 de maio, podem ser feitas através do link: https://www.sympla.com.br/camerata-ontoarte-recanto-maestro---local-recanto-maestro__18938

Assista a animação que ensina a participar do Concurso Cultural

17/04/2014

Durante o I Seminário "Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura", realizado no dia 5 de abril, pela Fundação Antonio Meneghetti em parceria com a Antonio Meneghetti Faculdade, foi lançado oficialmente o Concurso Cultural homônimo que dará até R$ 10 mil em prêmios para relatos sobre experiências bem sucedidas na área de educação

Na mesma ocasião, foi lançado uma animação que traz uma síntese do regulamento do Concurso Cultural, e que está disponível para sua visualização: https://vimeo.com/91953662

O Concurso Cultural é aberto a todos que tenham uma boa história relacionado a Educação para contar. Participe você também!

Turnê Brasil da Camerata OntoArte Recanto Maestro

17/04/2014

O Ministério da Cultura apresenta a nova série de espetáculos: “Turnê Brasil da Camerata OntoArte Recanto Maestro”, que levará a música OntoArte de Antonio Meneghetti para cinco concertos inéditos e gratuitos pelo Brasil, com participação especial da soprano Carla Maffioletti e orquestração de Vagner Cunha. O evento é gratuito e aberto ao público em geral.

Para mais informações contate: marketing@recantomaestro.com.br

Participe!

14 de maio – Florianópolis, SC

Teatro Álvaro de Carvalho.

16 de maio – Porto Alegre, RS

 Teatro CIEE.

18 de maio – São Paulo, SP

 Theatro São Pedro.

19 de maio – Curitiba, PR

 Teatro Paiol. 

Concurso Cultural

05/04/2014

A Fundação Antonio Meneghetti  está com inscrições abertas, a partir do dia 5 de abril, para o Concurso Cultural “Uma nova pedagogia para a sociedade futura”. O Concurso foi criado com o objetivo de valorizar experiências atuais e que tenham obtido resultados comprovadamente positivos na formação de crianças, adolescentes e jovens em diferentes fases de desenvolvimento: pré-natal, primeiros anos de vida, puberdade, adolescência e juventude. Serão premiados cinco relatos em cada categoria (primeiro, segundo e terceiro colocados).

Até o dia 30 de junho, podem ser enviados os trabalhos pelos candidatos. Serão aceitos os trabalhos em formatos de relatos de 5 (cinco) a 10 (dez) páginas que descrevam exemplos práticos e comprovadamente bem sucedidos de experiências pedagógicas. Poderão participar do concurso, genitores (pais e mães), pessoas responsáveis pela educação de jovens familiares (tios, tias, avós, etc.), entidades (escolas, creches, centros de desenvolvimento infantil, universidades etc.), profissionais (pedagogos, professores, médicos, psicólogos, sociólogos, universitários etc.) e pessoas em geral que tenham casos de sucesso para contar. Os cinco primeiros lugares ganham um prêmio de R$ 10 mil; para os cinco segundo lugares, o valor é de R$ 5 mil; e para os cinco terceiros lugares, o valor é de R$ 3 mil. O regulamento está disponível no site www.faculdadeam.edu.br 

Conheça o calendário do Concurso Cultural - O lançamento do Concurso Cultural se dará no dia 5 de abril de 2014, na Antonio Meneghetti Faculdade (distrito Recanto Maestro, Restinga Sêca, RS) durante o Simpósio “Uma nova pedagogia para a sociedade futura”. Na ocasião, será distribuída uma cartilha que poderá servir de base e inspiração para os candidatos ao Prêmio. A proposta do prêmio baseia-se na ideia de que o desenvolvimento econômico e social do Brasil passa pela valorização de uma educação focada na promoção de responsabilidade e autonomia. A Fundação Antonio Meneghetti quer fomentar o debate sobre a pedagogia, o qual é salutar e necessário para um desenvolvimento responsável do país.

Os ganhadores serão conhecidos até o dia 20 de julho. Conhecidos os ganhadores, será realizado um documentário sobre os exemplos práticos dos relatos vencedores e um manual teórico-prático o que utilizará os vencedores como exemplos de sucesso pedagógico. No dia 12 de outubro, se dará a cerimônia de premiação e será lançado o documentário e o manual teórico-prático durante o Congresso Nacional “Uma nova pedagogia para a sociedade futura”, a ser realizado na Antonio Meneghetti Faculdade (AMF).

Uma nova Pedagogia para a Sociedade Futura

05/04/2014

Jovens, educadores, autoridades políticas, acadêmicos, famílias, amigos - todos reunidos para discutir a Pedagogia do país e escutar as palestras de expoentes do assunto. Esse foi o tom que marcou o I Seminário “Uma nova pedagogia para a sociedade futura” organizado pela Fundação Antonio Meneghetti e Antonio Meneghetti Faculdade (AMF) no dia 5 de abril de 2014. Um auditório lotado, com mais de 500 pessoas, assistiu em concentração, emocionou-se e aprendeu muito com as grandes lições ali ministradas.

Graças a uma Gincana organizada entre os estudantes da AMF nos dias que antecederam o evento, a comunidade da região pôde desfrutar de um momento único na história do Recanto Maestro, campus da instituição. Os jovens convidaram a comunidade da região para participar, reuniram patrocínios para o evento, conseguiram entrevistas nas rádios, organizaram transporte para a vinda das diferentes comunidades, realizaram uma praça de alimentação com deliciosos produtos, foram mestres de cerimônias, receberam os convidados, fizeram um sistema digital de certificação e mostraram que os jovens, quando reunidos em torno de um ideal, podem fazer história.

Entre os palestrantes, as diferentes temáticas foram ensinadas com grandes aulas, cada uma ao seu estilo: o doutor em Filosofia pela Universidade São Tomás de Aquino (Roma), Prof. Dr. Alécio Vidor falou sobre “Pré-natal e o evento criança”; a doutora em Educação pela Universidad del Mar (Chile), Profa. Dra. Carmen Spanhol, falou sobre “A Pedagogia nos Primeiros Anos de Vida”; a doutora em Educação pela UNICAMP, profa. Dra. Estela Maris Giordani, falou sobre “A Pedagogia da Criança”; a doutora em Psicologia pela UFSC, Profa. Dra. Patrícia Wazlavick falou sobre “A Pedagogia do Adolescente” com o auxílio de dois jovens convidados da região; e a mestre em Filosofia pela PUC SP Prof. Msc. Josiane Barbieri falou sobre “A Pedagogia do Jovem”. Os palestrantes são também autores da cartilha “Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura – Princípios Práticos” lançada no dia do evento, contendo artigos de autoria de cada um deles com o mesmo tema de suas palestras. A Cartilha foi distribuída gratuitamente à comunidade. Na ocasião, foi lançada também a nova edição da obra “Pedagogia Ontopsicológica”, pela Ontopsicológica Editora Universitária, de autoria do Acad. Prof. Antonio Meneghetti, patrono e fundador da Fundação Antonio Meneghetti.

Na ocasião foi lançado ainda o Prêmio “Uma nova Pedagogia para a Sociedade Futura”, o qual está sendo promovido pela Fundação Antonio Meneghetti convidando professores, pedagogos, cidadãos, entidades, famílias, pais e filhos, a contar uma história de Pedagogia bem aplicada em suas vidas ou nas vidas de outras pessoas. O regulamento pode ser conhecido também no site da Faculdade Antonio Meneghtti.

Este evento foi o primeiro de uma série que a Fundação Antonio Meneghetti vai promover agora acerca do tema da Pedagogia.

Lançamento do Filme Documentário Antonio Meneghetti

02/03/2014

O evento será realizado no auditório principal da Antonio Meneghetti Faculdade no próximo domingo, dia 09 de março às 10h, em homenagem ao aniversário do Prof. Antonio Meneghetti.

ENTRADA GRATUITA

O projeto executado pela Associação Brasileira de Ontopsicologia com apoio da Lei de Incentivo do Ministério da Cultura apresenta, por meio de imagens e entrevistas inéditas, a trajetória deste grande cientista que dedicou a sua vida à compreensão do ser humano e viu no Brasil o berço do novo humanismo no mundo.

Local: Est. Recanto Maestro, 338 - Restinga Sêca/RS

Maiores informações:
55 3269-1139
Informações sobre o filme e trailer aqui.

Comemoração ao aniversário do Acad. Prof. Antonio Meneghetti

01/03/2014

"VIVER PARA SER UM VALOR A VIDA"

O evento ocorreu nos dias 7,8 e 9 de Março de 2014 no Recanto Maestro, Brasil.

PROGRAMAÇÃO:

07 de março - sexta-feira 19h: Revisão de Conferência com o Acad. Prof. Antonio Meneghetti.

Local: Antonio Meneghetti Faculdade.

08 de março - sábado 10h: Revisão de Conferência com o Acad. prof. Antonio Meneghetti.

Local: Associação OntoArte.

08 de março - sábado 19h: Lançamento do DVD do Espetáculo "Metaphisica Sinfonia Coral".

Local: Associação OntoArte.

09 de março - domingo 10h - entrada gratuita: Lançamento do filme documentário: "Antonio Meneghetti: um maestro pela cultura humanista brasileira".

Local: Antonio Meneghetti Faculdade.

Orquestra Jovem Recanto Maestro

05/01/2014

Flautas, alunos e professores compõem um cenário onde a atividade musical favorece o desenvolvimento integral do ser humano. Este cenário é regido pelo Projeto Flauta oferecido para todas as escolas da rede pública de ensino fundamental de São João do Polêsine (RS), e também no município de Restinga Seca (RS), atendendo no total mais de 250 crianças. Por sua vez, o Projeto Amigos do Violão traz aos jovens do Ensino Médio a oportunidade de darem continuidade ao estudo da música por meio de aulas gratuitas de violão. Graças a estes dois projetos, os jovens do município possuem  aulas semanais inseridas nas disciplinas curriculares de suas escolas com conteúdos como flauta doce, violão, musicalização infantil e canto coral, visando promover o desenvolvimento das habilidades destes alunos, destes grupos por meio da educação musical. No repertório, estão composições de música erudita até música popular brasileira.

Da união destes dois projetos, em setembro de 2012 mais um projeto ganhou vida na Fundação Antonio Meneghetti, 60 jovens músicos saídos dos Projetos Flauta e Amigos do Violão, formam hoje, a Primeira Orquestra Juvenil de violões e Flautas denominada “Orquestra Jovem Recanto Maestro”, uma parceria entre a Associação OntoArte, Fundação Antonio Meneghetti e Impare Escola de Música.

Os projetos de música da Fundação Antonio Meneghetti enfatizam a música como atividade essencial para o desenvolvimento das crianças, adolescentes e jovens, pois considera que a música, com seus elementos, integram o sujeito em um mundo sonoro capaz de proporcionar, por meio do fazer musical, seu desenvolvimento global.

Bolsa de Estudos Identidade Jovem

03/01/2014

Em parceria com a Antonio Meneghetti Faculdade (AMF), em maio de 2014, a Fundação passa a investir em bolsas de estudos para alunos da AMF. A Bolsa de Estudos inclusiva, beneficia famílias de pequenos produtores rurais e 10% destas bolsas são destinadas a afro descendentes e indígenas. As Bolsas de Estudo Identidade Jovem foram ofertadas com o objetivo de auxiliar alunos matriculados em 05 disciplinas, patrocinando 3 delas. Como contrapartida, o estudante compromete-se a tirar boas notas (mínimo 8,0), ter 75% de frequência, participar durante o semestre de 30hs de atividades junto com a instituição em eventos, participar também do Programa de Formação Universitária Básica, e os pais destes alunos bolsistas são convidados a participarem uma vez por semestre de uma reunião de acompanhamento do desempenho de seus filhos. Até o momento, 96 alunos são beneficiados com a Bolsa de Estudo.

Projeto Bola pra Frente

02/01/2014

O Projeto que acontece no município de Restinga Sêca/RS, visa inserir através de práticas lúdicas e esportivas, os benefícios psicológicos e sociais na vida dos jovens fazendo com que estes busquem seus valores, mostrando que o trabalho em equipe é relevante não só no esporte, mas também, como no convívio em grupo e que o respeito, a humildade e a perseverança são as maneiras mais fáceis de conseguir o que se quer dentro e fora do esporte.

O projeto teve sua primeira edição em 2014, e agora em 2016 a terceira edição já está em plena atividade!

Apresentação sinfônica, realizada no Recanto Maestro

01/01/2014

Na noite de sábado, dia 28 de Dezembro de 2013 o público lotou o auditório da Antonio Meneghetti Faculdade para assistir ao concerto “Metaphisica Sinfônica Coral”, onde a Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro, de Porto Alegre, acompanhada por um coral de cem vozes, interpretaram composições de Meneghetti. O auditório não comportou todo o público, que acompanhou o concerto de outra sala, através de telões. A apresentação já serviu para a produção de um DVD especial com as músicas.

A obra de Meneghetti teve a releitura e orquestração de Vagner Cunha. A regência foi do conhecido maestro Antonio Carlos Borges-Cunha e a direção artística de Cláudio Carrara. Eles tiveram a orientação do próprio compositor Meneghetti que deu todas as coordenadas para a apresentação. Segundo Alécio Vidor, embora ele já não esteja mais presente, esta foi a última obra deixada por Meneghetti, já que foi ele que planejou como tudo deveria ser.

Com a presença de três músicos da família Guerra, da região da Quarta Colônia, que integram o corpo da Orquestra, e com a participação especial da internacional soprano Carla Maffioletti, do famoso corpo musical de André Rieu, o espetáculo, cujo ingresso era gratuito, contou com a presença desde artistas, intelectuais, crianças, colonos da região e visitantes de outros estados e países. Pela diversidade de culturas, os trajes eram os mais variados. Smoukings e gala requintada conviviam com trajes esportivos despojados. Crianças e adultos, em silêncio, deixavam-se envolver por vozes e instrumentos numa harmonia musical e espiritual.

A qualidade do concerto fez com que o público aplaudisse de pé por vários minutos. E os comentários eram os melhores possíveis. A cantora Vitória Mário, conhecedora desse gênero musical, disse que este teria sido um dos melhores concertos musicais realizado no Brasil, integrado por um corpo de brasileiros.

Eva Sopher, madrinha da Orquestra de Câmara, depois de aplaudir longamente, deu sua opinião: belíssimo, belíssimo, belíssimo… Minha grande paixão é a Nona Sinfonia de Beethowem. Esta parece ser a Décima”, diz ela, com a autoridade de ser uma das maiores conhecedoras deste gênero musical.

Matéria publicada no Jornal A Razão, em 30.12.2013.

Educação Ambiental nas Escolas - A busca pelo Ser Sustentável

01/01/2014

O projeto Educação Ambiental nas Escolas - A busca pelo Ser Sustentável busca proporcionar aos alunos, conceitos básicos de meio ambiente de forma a conscientizá-los sobre a responsabilidade do Ser Humano no meio em que está inserido, através de vivências práticas e aulas lúdico-vivenciais, despertando nas crianças o pensamento crítico e fortalecendo valores e atitudes a fim de permitir o desenvolvimento integral do ser humano.

O projeto aconteceu na Escola Municipal de Ensino Fundamental La Salle, localizada no município de São João do Polêsine/RS, durante o mês de maio a julho de 2014 e contou com um público de alunos com idade entre 06 e 12 anos.

O Educação Ambiental nas Escolas – A Busca pelo Ser Sustentável, é uma parceira entre a Fundação Antonio Meneghetti, Prefeitura Municipal de São João do Polêsine, Antonio Meneghetti Faculdade, Ceron Projetos e Soluções Ambientais e Projeto Oikos.

16/12/2013

A exposição itinerante “Eidos di Vita / Eidos of Life - Exposição de Pinturas de OntoArte de Antonio Meneghetti” foi realizada, na China, passando por diferentes regiões ao longo de 2013. O sócio da FOIL Brasil, diretor-conselheiro da Fundação Antonio Meneghetti e conselheiro da Associação OntoArte, Wesley Lacerda, esteve presente ao lançamento da mostra, na província de Wuhan, representando o Recanto Maestro.

O primeiro local a receber a exposição foi o Hubei Province Museum, na província de Wuhan, de 30 de maio a 28 de julho; na sequência, o Anhui Museum, na província de Anhui, de 6 de agosto a 13 de outubro;  e, por fim, o Beijing World Art Museum, em Pequim, de 22 de outubro a 23 de novembro. Esses locais estão entre os principais museus de arte da China.

Um catálogo da exposição, com 242 páginas, foi publicado pela renomada Cultural Relics Press e editado pelo Hubei Provincial Museum. Traz as imagens das obras expostas divididas em seções como “Forma e Intencionalidade”, “Eidos di Vita”, Visão do Zen”, e “As cores que vemos em pintura não são somente cores”. Cada obra é acompanhada de uma explicação fornecida pelo próprio artista Antonio Meneghetti para confecção do catálogo. Entre os textos publicados, está um ensaio de autoria de Antonio Meneghetti com o tema “OntoArte: encontro entre o próprio Em Si ôntico e o Ser que é”. Para saber mais sobre OntoArte, acesso: www.ontoarte.com.br

O Comitê da Exibição da mostra tem entre seus membros os diretores de cada um dos museus que recebeu a exposição, as principais lideranças de cultura das cidades visitadas e autoridades da FOIL Pequim e da Galeria de OntoArte de Trevi. A exposição foi patrocinada pelo Hubei Provincial MuseumAnhui Province Museum,Beijing World Art Museum, Galeria de OntoArte de Trevi e FOIL Pequim.

Projeto Orquestra de Violões, da Fundação Antonio Meneghetti, comemora sucesso

01/11/2013

O Projeto Orquestra de Violões é realizado no Recanto Maestro pela Fundação Antonio Meneghetti com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) do Estado do Rio Grande do Sul. São parceiros do projeto a Antonio Meneghetti Faculdade, a Associação OntoArte, as Prefeituras e Escolas da região, além da Escola de Música Impare.

Neste segundo semestre, a Orquestra de Violões atingiu o final de seu primeiro ciclo de atividades comemorando o sucesso do trabalho feito até agora: são cerca de 30 jovens  de Ensino Fundamental e Médio atendidos gratuitamente  que aprendem a arte do violão por meio do repertório clássico, de música popular brasileira e de música típica gaúcha.

A turma de artistas tem dado o que falar em apresentações por todo o Estado e tem trazido alegrias a patrocinadora oficial do projeto, a empresa Foletto Alimentos, que realiza esse apoio via incentivo fiscal da LIC. Segundo a Diretora da empresa Foletto Alimentos, Jussara Foletto, a empresa decidiu apoiar o projeto, pois "é uma oportunidade de formação cultural para as crianças, além de desenvolver a capacidade intelectual e proporcionar uma melhoria na qualidade de vida". O projeto emociona especialmente à Jussara, que também é flautista e desenvolve projetos na área de música, com crianças, em outras regiões do Estado. A empresária acredita ainda que com o apoio à Orquestra de Violões em parceria com o Governo do Estado, a sua empresa está ajudando a atender os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, no caso o de número 8 da Organização das Nações Unidas, o qual tem como enunciado "Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento".

Para os participantes da Orquestra, é exigido não só o gosto pela música, mas também um bom desempenho em sala de aula e frequência aos ensaios. Em contrapartida, eles participam de ensaios semanais, apresentações e podem utilizar os instrumentos do projeto, tudo gratuitamente. Os depoimentos entusiasmados dos jovens participantes do projeto conformam o benefício que esse vem trazendo à região. Confira:

Nicole Neves de Andrade, 10 anos

"Eu achava que era difícil tocar violão, mas meu pai tocava e eu quis tentar. Agora já ganhei um violão e continuo na orquestra"

Maria Gabriela Bortolotto Ceolin, 11 anos

"Uma das minhas músicas preferidas é o Bolero de Ravel e quero conhecer ainda mais músicas nos ensaios do projeto".

Lucas Griebeler Feldmann, 9 anos

"Eu toco gaita, violão, flauta e instrumentos de percussão. Gosto muito do projeto e das apresentações e agora já tenho o meu próprio violão"

Julia Schussler, 11 anos

"O projeto me ensina coisas novas, que eu nunca tinha aprendido antes"

Kelly de Almeida, 16 anos

"O projeto está me ajudando a também prestar mais atenção nas aulas da escola, a ser mais dedicada"

Andressa Pereira, 14 anos de idade

"Comecei participando do grupo que fazia música usando as latinhas do proejto OIKOS, aqui do Recanto, mas sempre achei bonito o violão. Agora, nos finais de semana, fico estudando o violão, pegando músicas e treinando em casa".

Adelaide Cera, 9 anos

"Participo do projeto há alguns meses e já sei ler os pentagramas da música. Toco em casa para minha mãe ouvir, porque ela gosta muito de música"

Vanessa Rodrigues  de Almeira, 12 anos

"Minha música preferida é Trenzinho Caipira, que eu não conhecia antes de começar as aulas no projeto. As aulas do projeto trouxeram cultura e ajudaram a gente a aprender e ter mais atenção no colégio, a escutar mais".

Luiza Guarinti, 10 anos

"Eu gosto muito da música Asa Branca. E gosto das aulas do projeto que me ajudam a prestar mais atenção nos estudos também".

Para conhecer mais sobre os projetos culturais da Fundação Antonio Meneghetti, acesse: www.fundacaoantoniomeneghetti.org.br

Conheça também os projetos da Antonio Meneghetti Faculdade que contribuem para os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio:www.odm.faculdadeam.edu.br

Antonio Meneghetti Faculdade premiada pelo Prêmio Top Cidadania.

02/10/2013

Antonio Meneghetti Faculdade (AMF) receberá, no dia 10 de outubro, em Porto Alegre, o Prêmio Top Cidadania conferido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos, seção Rio Grande do Sul (ABRH/RS). O prêmio será recebido pelo case "Projeto Flauta: inserção social e cultural através da música”. O objetivo do Projeto Flauta é realizar aulas de flauta doce para alunos da educação básica do município de São João do Polêsine/RS, visando promover o desenvolvimento das habilidades infantis através da educação musical, bem como incrementar, com estas atividades, a formação e a qualidade de vida dos alunos.

Foram mais de 111 cases inscritos e 57 vencedores.

O prêmio Top Cidadania, criado em 2001, reconhece as ações sociais realizadas pelas organizações na comunidade gaúcha, contribuindo para o incentivo dos investimentos sociais nas empresas do Estado. Anualmente, a ABRH/RS oferece dois prêmios: TOP Ser Humano e TOP Cidadania. A AMF e os demais ganhadores do prêmio TOP Cidadania são premiados pelas atividades inseridas em projetos ou programas sociais com finalidade de assegurar condições de efetivação da cidadania. Os cinco critérios do comitê de avaliação que levaram a Antonio Meneghetti Faculdade ao Prêmio foram: apresentação do case; aplicabilidade das teorias que embasam o trabalho, articulação com outras organizações e com metas de desenvolvimento sustentável; inovação por meio de novas e significativas formas de atendimento; resultados, impacto social e potencial de multiplicação da prática.

11/09/2013

No dia 6 de setembro, a Antônio Meneghetti Faculdade (AMF) se tornou oficialmente participante do PRME ou “The Principles for Responsible Management Education” (em tradução literal “Princípios para a Educação para o Gerenciamento Responsável”)Essa iniciativa está dentro do Pacto Global promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU) e se trata de seis princípios que a faculdade se compromete a cumprir. Esses princípios discorrem principalmente sobre a formação dos alunos para uma atitude voltada para a sustentabilidade e o desenvolvimento. Confira:

Princípio 1 | Objetivo: Nós vamos desenvolver as capacidades dos alunos para serem futuros geradores de valor sustentável para as empresas e a sociedade em geral e trabalhar para uma economia global inclusiva e sustentável.

Princípio 2 | Valores: Nós vamos incorporar em nossas atividades acadêmicas e currículos os valores de responsabilidade social global, como retratado em iniciativas internacionais, como o Pacto Global das Nações Unidas.

Princípio 3 | Método: Nós vamos criar estruturas pedagógicas, materiais, processos e ambientes que possibilitem experiências de aprendizagem eficazes para uma liderança responsável.

Princípio 4 | Pesquisa: Nós vamos participar de pesquisas conceituais e empíricas que avancem nossa compreensão sobre o papel, a dinâmica e o impacto das corporações na criação de valor social, ambiental e econômico sustentável.

Princípio 5 | Parceria: Nós vamos interagir com os gestores das corporações de negócios para ampliar nosso conhecimento sobre os desafios no cumprimento de responsabilidades sociais e ambientais e explorar abordagens conjuntamente eficazes para enfrentar esses desafios.

Princípio 6 | Dialogue: Nós vamos facilitar e apoiar o diálogo e o debate entre educadores, estudantes, empresas, governos, consumidores, mídia, organizações da sociedade civil e outros grupos interessados ​​e as partes interessadas sobre questões críticas relacionadas à responsabilidade social global e sustentabilidade.

O PRME procura inspirar a liderança de gestão da educação responsável, pesquisa e pensamento global. Esses principios são baseados em valores aceitos internacionalmente, tais como os princípios do Pacto Global das Nações Unidas. Eles buscam estabelecer um processo de melhoria contínua entre as instituições de ensino de gestão, a fim de desenvolver uma nova geração de líderes empresariais capazes de gerir os complexos desafios enfrentados pelas empresas e sociedade no século 21. No ambiente acadêmico atual, a responsabilidade corporativa e sustentabilidade entraram, mas ainda não se incorporaram ao currículo da educação ligada às empresas. Portanto o PRME é um apelo global oportuno para que escolas e universidades em todo o mundo adaptem gradualmente seus currículos, pesquisas, metodologias de ensino e estratégias institucionais para os novos desafios e oportunidades de negócios.

A AMF conta já com várias ações em seu currículo: como a participação no Pacto Global; ações para atingir os 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio propostos pela ONU e projetos na área de sustentabilidade que envolvem membros da comunidade acadêmica. Por conta desse histórico de atividades relacionadas aos ODM, a AMF foi aceita sem restrições no projeto PRME e convidada a partilhar informações com outros membros do projeto e a integrar grupos de trabalho. No mundo, são 512 instituições cadastradas como membros; no Brasil, existem apenas 22 instituições como exemplos a AMF, a USP, a Fundação Getúlio Vargas e a PUC-RIO. Mais uma conquista para a AMF, e, sem dúvida, uma conquista para toda comunidade acadêmica que dela usufrui.

Mais informações no site: http://www.unprme.org/

A música como ordem de vida

29/08/2013

É com grande alegria que a Associação OntoArte convida para a palestra “A Música como Ordem de Vida”, com o Maestro Antônio Borges-Cunha, que acontecerá no dia 31 de agosto, das 17:30 as 19:00 horas.

A experiência de viver a música é uma capacidade que pode ser cultivada e desenvolvida por aqueles que possuem a  sensibilidade de escutar a si mesmo. Neste evento teremos a oportunidade de desenvolver a nossa atitude de abertura perante uma obra musical, ampliando nossa cultura sobre a música e nossa capacidade de percepção da essência do humano.

Prêmio Meneghetti 2013

08/08/2013

Prêmio Meneghetti para a pesquisa em Economia, Medicina, Física, Filosofia

A Fondazione di Ricerca Scientifica ed Umanistica Antonio Meneghetti com sede em Paradiso – Suíça, anuncia um prêmio para a pesquisa nas seguintes áreas: Economia, Medicina, Física, Filosofia. Será concedido um prêmio de 15.000,00 (quinze mil) Euros em cada uma das áreas. 
O Edital do Prêmio segue anexo. 

As temáticas para esta edição do Premio Meneghetti são:

  • Economia – “Esquema político e racionalidade econômica”
  • Medicina – “A causalidade primária no processo oncológico” 
  • Física – “Partícula elementar: quântico ou formal?”
  • Filosofia – “Da fenomenologia de Husserl ao nexo ontológico de Antonio Meneghetti”

Os trabalhos deverão ser enviados nas modalidades do Edital até a data de 1 de Janeiro de 2013. 


Mais informações: info@fondazionemeneghetti.ch

Nova turma do Projeto Jovem & Tecnologia inicia atividades no Recanto Maestro

12/07/2013

O Jovem & Tecnologia está na sua 5ª edição e traz o curso gratuito de Robótica aos estudantes de Ensino Médio da Quarta Colônia de Imigração Italiana do RS. É um projeto da Fundação Antonio MeneghettiGrupo Meta e Antonio Meneghetti Faculdade, que visa gerar o desenvolvimento dos jovens dos municípios da Quarta Colônia, Paraíso do Sul e Formigueiro, a fim de despertar seu interesse para estudar e trabalhar na área de Tecnologia da Informação - a qual é hoje um mercado que cresce  e tem carência de mão de obra especializada.

A seleção dos participantes foi realizada por meio de um processo que envolveu mais de 400 candidatos. Após as visitas a todas as escolas estaduais de Ensino Médio da Região da Quarta Colônia, Paraíso do Sul e Formigueiro, apresentando o Projeto e inscrevendo os alunos interessados, foi realizado um teste de raciocínio lógico e a solicitação das notas dos alunos nas disciplinas de Matemática, Física e Português referente ao ano anterior.

Das 410 inscrições, foram pré-selecionados 62 alunos que participaram de dinâmicas de grupo e de uma entrevista individual. Desses, 20 alunos foram selecionados para fazerem o curso de Robótica, que inclui ainda aulas Empreendedorismo e Inglês. As aulas são realizadas em uma sala de aula especialmente montada no prédio da unidade do Grupo Meta localizada no Recanto Maestro.


Homenagem a Antonio Meneghetti no Recanto Maestro

04/07/2013

No dia 29 de junho, o auditório da Antonio Meneghetti Faculdade lotou para a homenagem feita ao fundador do Recanto Maestro, Acad. Prof. Antonio Meneghetti.

Entre os momentos marcantes da noite, Roberto Cervo, diretor do Hospital de Caridade São Roquede Faxinal do Soturno, entregou uma placa de agradecimento às administradoras do Recanto Maestro: Soraia Schutel e Any Rothmann.

Roberto Argenta, presidente da Fundação Antonio Meneghetti e da Calçados Beira-Rio e Soraia Schutel, coordenadora acadêmica da AMF e vice-presidente da Fundação Antonio Meneghetti, falaram aos presentes. Ressaltaram os projetos futuros do Recanto Maestro.

A cerimônia de homenagem fechou com chave de ouro com a apresentação da Orquestra de violões da Fundação Antonio Meneghetti e a interpretação de composições do Maestro Antonio Meneghetti por músicos que fazem parte da Camerata Ontoarte Recanto Maestro.

Após a cerimônia no auditório da AMF, o público presente foi convidado a participar da inauguração da Galeria La Ontoarte del Maestro Antonio Meneghetti. A Galeria tem um espaço de 800 metros quadrados e conta com: pinturas, cristais e esculturas de Antonio Meneghetti, que supervisionou pessoalmente a organização desse espaço.

II Campeonato de Programação da Região Central-RS

22/05/2013

Fundação Antonio Meneghetti, com muito orgulho, apoiou o II Campeonato de Programação da Região Central do RS - Code Race - uma iniciativa do curso de Sistemas de Informação da Faculdade Antonio Meneghetti. Um evento que reuniu 27 equipes vindas de diversas Universidades e Instituições do Rio Grande do Sul, as quais tiveram como desafio 12 horas de programação para entrega de um produto.

Nós agradecemos a todos os participantes, vocês estão fazendo realidade e revolução na educação e no saber junto conosco! E que venha o próximo!

Mulher & Poder

26/04/2013

No dia 26 de abril de 2013, a AMF recebeu o evento Mulher & Poder assistido por cerca de 1500 pessoas da comunidade. Como convidadas de honra, Luiza Trajano, diretora presidente da empresa Magazine Luiza, Sônia Hess, presidente da empresa Dudalina, e Ana Paula Padrão, presidente da empresa Touareg Conteúdo e Portal Mundo de Mulher. As empresárias falaram sobre liderança e suas histórias empreeendedoras, encantando o público presente. Receberam também a homenagem Prêmio Recanto Maestro Donna Leader.

O evento foi organizado pela revista Performance Líder, o projeto Mulher do Milênio, a ADVB/RS e a Faculdade Antonio Meneghetti, marcando a aula inaugural da nova turma do Mba Antonio Meneghetti Faculdade e também os 5 anos da revista Performance Líder. Estudantes da AMF participaram de toda a organização do evento, que contou ainda com a doação de mais de 1,5 toneladas de alimentos não perecíveis às prefeituras de São João do Polêsine e Restinga Sêca. As doações de alimentos foram realizadas como ingresso simbólico recebido do público na entrada do encontro.

Recanto Maestro comemora seus 25 Anos

02/03/2013

No dia 2 de março de 2013, o Recanto Maestro realizou uma cerimônia para comemorar a passagem dos seus 25 anos (oficialmente completos em 9 de fevereiro de 2013). O evento, que contou com a presença do fundador do Recanto Maestro, o Acad. Prof. Antonio Meneghetti, reuniu grande público.

Na programação, a oficialização de um protocolo entre a AMF e a Universidade Estatal de São Petersburgo, a entrega do Prêmio Mérito Recanto Maestro e a apresentação da Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro interpretando obras do Maestro Antonio Meneghetti marcaram o evento.

O vídeo a seguir foi exibido como parte das homenagens: http://goo.gl/ZCJi4I

Projeto Piloto de Qualificação de Professores

04/01/2013

O projeto piloto de qualificação dos professores para o Ensino Interdisciplinar de Ciências, foi desenvolvido visando retomar a consciência da importância do ensino das Ciências na vida cotidiana dos alunos e a sua preparação para optarem futuramente por uma profissão. O Instituto MC de Educação Social (Instituto Maria Cecília), nessa dimensão, desenvolve o Projeto trabalhando com a visão interdisciplinar em que são articuladas as abordagens dos processos de Biologia, Física e Química e dos conhecimentos matemáticos que formam o campo das ciências. A Fundação Antonio Meneghetti, cumprindo seu objetivo institucional de promover e difundir o desenvolvimento social e individual do ser humano por meio da educação, em todos os seus níveis, considera importante capacitar os professores das séries básicas, dotando-lhes de instrumental para qualificação do processo de ensino e aprendizagem.Houve um processo de seleção para os interessados, onde foram disponibilizadas doze vagas para professores de quatro municípios da região da Quarta Colônia, sendo eles: Agudo, Dona Francisca, Faxinal do Soturno e São João do Polêsine.Os participantes são professores das séries finais do Ensino Fundamental, do 5º ao 9º ano. As aulas iniciaram-se dia 24 de agosto e seus términos se darão no dia 23 de novembro de 2013.

Projeto Futsal

03/01/2013

O Projeto Escolinha de Futsal é uma parceria entre a Fundação Antonio Meneghetti e a Prefeitura Municipal de São João do Polêsine. O Projeto iniciou atividades em janeiro de 2013, sendo oficializado em abril. As aulas são realizadas no ginásio de esportes da cidade para grupos de estudantes com diferentes idades.

Atualmente o projeto conta com 70 alunos,que possuem como objetivo individual melhorar o seu desempenho escolar, a disciplina tática e pessoal como atleta e cidadão. A maioria são estudantes da Escola João XXIII, que tem aulas no Ginásio Municipal de São João do Polêsine, de segunda a quinta-feira, distribuídos nas categorias de 6 a 8 anos, 10 a 12 anos e dos 13 aos 16 anos de idade.

A Escolinha de Futsal já existia antes da formalização dessa parceria, tendo suas atividades ampliadas com o apoio da Fundação Antonio Meneghetti e da Prefeitura de São João do Polêsine. Nas aulas, os alunos podem contar com o ensino de fundamentos do futsal e tática (estratégia de jogo, coordenação motora, etc.).

Todos os interessados podem participar, mas, para permanecer no projeto, os alunos passam por um processo baseado na meritocracia: é necessário ter boas notas em todas as matérias e ter disciplina dentro e fora da escolinha de futebol.

Os professores e a coordenação do Projeto Futsal, acreditam que o esporte é uma ferramenta de combate ao sedentarismo e ao desinteresse pessoal, a prática desta atividade esportiva além do bem estar físico, desperta no aluno o interesse em ter um crescimento pessoal de maturidade e responsabilidade o que torna o futsal, um forte vetor de estímulo para a formação educacional da criança e do adolescente.

Projeto Ballet Encantado

02/01/2013

O projeto Ballet Encantado atende crianças de 3 a 5 anos da Escola de Educação Infantil Recanto dos Sonhos de São João do Polêsine. As aulas consistem em atividades lúdicas que trabalham a coordenação motora, imaginação e criatividade, consciência corporal, flexibilidade e fortalecimento da musculatura. Diferente de qualquer outra atividade, o ballet realizado nos primeiros anos de vida contribui para uma formação integral da criança, pois além de auxiliar no desenvolvimento físico, o ballet estimula a sensibilidade artística e inteligência mental.

O projeto também atende crianças de 6 a 12 anos das escolas municipais de ensino fundamental de São João do Polêsine: Escola Pedro Paulo Pradella e Escola La Salle. Nas aulas, as alunas desenvolvem a concentração, aprendizagem rítmica e expressividade artística. É nessa fase que as crianças começam a ter o primeiro contato com os movimentos que irão compor a técnica do ballet clássico.

Projeto Artes Marciais

01/01/2013

Visando levar uma nova possibilidade de educação para os jovens da cidade de São João do Polêsine, foi criado o Projeto “Chute Certo”. Uma ideia que nasceu da vontade e da união de três instituições, Fundação Antonio Meneghetti, Black Belt Escola de artes Marciais e Prefeitura Municipal de São João do Polêsine, que acreditam no potencial dos jovens e apostam que somente através da educação se constrói um futuro melhor. O projeto esteve presente nas escolas E.I. Recanto dos Sonhos, E.M.F. Pradella e E.M.F. La salle e atende em média 60 jovens de 4 a 15 anos de idade.

Recanto Maestro & Amigos

20/11/2012

Fundação Antonio MeneghettiAssociação OntoArteAntonio Meneghetti Faculdade e Impare Escola de Música convida para o evento Recanto Maestro & Amigos, que se realizará no Theatro 13 de Maio, no dia 21 de novembro (quarta-feira) às 20hs.

Será uma noite de encontro entre amigos e parceiros na arte. Os jovens músicos dos projetos Flauta e Amigos do Violão trazem ao palco do Theatro Treze de Maio peças populares e eruditas interpretadas em flauta, violão e xilofones, as pequenas bailarinas do projeto Ballet Encantado darão um toque de magia ao espetáculo com uma dança. Estes artistas dividirão o palco com convidados muito especiais: diferentes talentos da Quarta Colônia de Imigração Italiana do Rio Grande do Sul.

Os projetos Flauta, Amigos do Violão e Ballet Encantado são promovidos pela Associação OntoArte e Fundação Antonio Meneghetti em parceria com as Escolas Municipais de Ensino Fundamental Pedro Paulo Pradella e La Salle, e a Escola Estadual de Educação Básica João XXIII de São João do Polêsine. Os jovens talentos convidados deste grupo são também estudantes das escolas municipais e estaduais dos municípios da Quarta Colônia, finalistas do I Festival de Talento Estudantil Recanto Maestro.

Lançamento CD e DVD

07/11/2012

Associação OntoArte convida para o evento de lançamento do CD e DVD do concerto "Maestro OntoArte em Cena", que será no dia 10 de novembro, sábado, às 19:30, no auditório da Antonio Meneghetti Faculdade

material lançado é uma revisão da apresentação da Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro interpretando músicas do maestro Antonio Meneghetti e demais apresentações do concerto.

Maiores informações pelo email ou telefone: secretaria@recantomaestro.com.br / 55 9641.0942

Pressuposto elementar de exatidão da racionalidade

17/10/2012

A partir de 20 de outubro de 2012 começará o curso "Racionalidade Ontológica", que terá a duração de 15 aulas com cadência quinzenal.  A aula inaugural do dia 20 será ministrada pelo Acad. Prof. Antonio Meneghetti a partir das 17h, no Centro Foil em Marudo - Itália e há possibilidade de frequentar os encontros individualmente.

O ciclo de aulas propostos pela FOIL também representarão uma formação base para os que desejarem aprofundar o conhecimento da Ontopsicologia – o método que consente o nexo ontológico entre consciência e realidade do contexto, sob organização e coordenação do Acad. Prof. Antonio Meneghetti.

Sendo assim, o programa será dividido em três módulos de 5 aulas cada. As datas do primeiro módulo são: 20 de outubro, 04 de novembro, 18 de novembro, 02 de dezembro e 16 de dezembro no mesmo local. A programação do segundo e terceiro módulo será comunicada em dezembro.

* O curso será realizado em língua italiana e não haverá tradução.

Mais informações no email: info@foil.it

Pressuposto elementar de exatidão da racionalidade

17/10/2012

A partir de 20 de outubro de 2012 começará o curso "Racionalidade Ontológica", que terá a duração de 15 aulas com cadência quinzenal.  A aula inaugural do dia 20 será ministrada pelo Acad. Prof. Antonio Meneghetti a partir das 17h, no Centro Foil em Marduo (LO) - Itália e há possibilidade de frequentar os encontros individualmente.

O ciclo de aulas propostos pela FOIL também representarão uma formação base para os que desejarem aprofundar o conhecimento da Ontopsicologia – o método que consente o nexo ontológico entre consciência e realidade do contexto, sob organização e coordenação do Acad. Prof. Antonio Meneghetti.

Sendo assim, o programa será dividido em três módulos de 5 aulas cada. As datas do primeiro módulo são: 20 de outubro, 04 de novembro, 18 de novembro, 02 de dezembro e 16 de dezembro no mesmo local. A programação do segundo e terceiro módulo será comunicada em dezembro.

* O curso será realizado em língua italiana e não haverá tradução.

Ontopsicologia na Universidade Estatal de São Petersburgo

10/09/2012

No mês de outubro de 2012 vai começar um novo ano escolar na Universidade Estatal de São Petersburgo (SPSU - Saint Petersburg State University). Os documentos para ingresso no programa de formação em Ontopsicologia poderão ser enviados até 28 de setembro de 2012.

Para saber mais sobre a Formação Profissional em Ontopsicologia acesse o link

O vídeo abaixo fala sobre o programa de formação promovido pelo Departamento de Psicologia da Universidade Estatal de São Petersburgo. O final do curso resulta em uma tese de defesa internacional em Ontopsicologia para estudantes da Rússia, Ucrânia, Brasil e Itália.

Noite de cultura viva

04/09/2012

Sentir a cultura através de todos os sentidos possíveis de serem aguçados através de sua plenitude. Sensação sem igual vivenciada pelas quase 800 pessoas que lotaram as locações do Theatro São Pedro para assistir o espetáculo intitulado Maestro Ontoarte em Cena, realizado pela Associação OntoArte com apoio do Ministério da Cultura. O encontro reuniu, no último dia 30, suave musicalidade de crianças flautistas e violonistas, a exibição de um documentário exclusivo sobre a vida e obra do maestro italiano Antonio Meneghetti e a apresentação de cinco peças do compositor interpretadas pela Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro.

Os 24 estudantes que se apresentaram utilizando como base a flauta e o violião, representaram o grupo de mais de 450 alunos que hoje são parte dos projetos de formação cultural oferecidos, gratuitamente, em parceria, pela Associação OntoArte, as prefeituras de São João do Polêsine e Restinga Sêca - Região Central do Estado do RS -, a Antonio Meneghetti Faculdade e a Fundação Antonio Meneghetti. Graças aos Projetos Flauta e Amigos do Violão, os jovens alunos têm aulas de música como parte do currículo obrigatório das escolas de Ensino Fundamental e Médio da rede pública destes municípios. Os projetos foram criados com o objetivo de contribuírem com os 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio da ONU.

No Theatro São Pedro, esses estudantes intepretaram a Nona Sinfonia de Ludwig van Beethoven e, em seguida, a composição Ninfa sulla finestra, do maestro italiano Antonio Meneghetti. Após a apresentação dos jovens músicos no Theatro São Pedro, foi exibido, pela primeira vez no Brasil, o documentário Antonio Meneghetti – Un Maestro dell’OntoArte, produzido pela Associazione Scuola Internazionale di OntoArte, da Itália.

A noite terminou em alto estilo: a Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro apresentou composições de Antonio Meneghetti orquestradas especialmente para a ocasião. Entre estas: Forza dell’OceanoViolenza di Campane e CoroDanza degli AbissiCorale di Campane e L’albero e Il Suo Cielo. A regência ficou por conta de Antonio Borges-Cunha e a orquestração das composições foi feita por Vagner Cunha.

XXV Summer of Ontopsychology

28/08/2012

No dia 14 de agosto de 2012 ocorreu o encerramento da XXV Summer of Ontopsychology, realizada na Itália. O evento teve apoio do Gabinete do Presidente da República Italiana, do Senado italiano, do Ministério do Património Cultural e Atividades Culturais, da Comuna de Assis, do governo da região da Úmbria e da província de Perugia.

O tema da discussão do encontro, que teve duração de 10 dias, foi "Ontologia e Sociedade". O evento reuniu intelectuais de diferentes áreas de atuação, assim como políticos, médicos, cientistas sociais, professores universitários, artistas e muitos outros que, de alguma forma, são responsáveis pela manutenção e pelo desenvolvimento dos valores humanistas. 

Congresso Internacional de Psicologia

03/08/2012

No segundo dia de Congresso, os representantes da Associação Internacional e da Associação Europeia de Ontopsicologia fizeram suas apresentações. A Drª. Marina Capasso expôs o trabalho “Imagem e inconsciente: a contribuição ontopsicológica para a análise onírica”, expondo os elementos da metodologia ontopsicológica, únicos no panorama científico atual, que há 40 anos permitem utilizar o sonho como uma ferramenta de diagnóstico acerca da forma com que o sujeito conduz a própria existência.

Já a Drª Gabriella Palumbo interveio em uma sessão de caráter clínico com o trabalho "Esquizofrenia patológica ou problema existencial? A visão ontopsicológica", apresentando a abordagem ontopsicológica para tratar a esquizofrenia.

Em todas as apresentações, a resposta em termos de participação e de interesse em relação às temáticas propostas foi de considerável relevância, demonstrando que a abordagem ontopsicológica pode trazer novas e concretas contribuições para a atuação profissional, tão esperadas e buscadas em eventos científicos internacionais desse porte.

Fundação e Faculdade Antonio Meneghetti participam da Rio+20

23/06/2012

A Fundação Antonio Meneghetti, sediada no distrito Recanto Maestro (localizado entre os municípios de São João do Polêsine e Restinga Sêca) participou como organização da sociedade civil credenciada na Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (a Rio+20) entre os dias 20 e 22 de junho. Cerca de 20 pessoas foram membros da comitiva da Fundação, entre eles, representantes da Antonio Meneghetti Faculdade (www.faculdadeam.edu.br), Revista Performance Líder (www.performancelider.com.br) e Recanto Maestro (www.recantomaestro.com.br). Os participantes deste grupo eram estudantes universitários, professores e pesquisadores acadêmicos, gestores, jornalistas e empresários com forte atuação no mercado do Rio Grande do Sul e nacional e que são também membros destas entidades.

A principal atividade protagonizada pela Fundação e pela Antonio Meneghetti Faculdade durante a Rio+20 foi a realização de um encontro aberto ao público, no dia 21 de junho, em sala do pavilhão de Major Groups - parte do espaço oficial da Rio+20, no centro de eventos RioCentro. Entre os palestrantes, estavam empresários gaúchos como, Ari Foletto (Foletto Alimentos) e Reges Bonzatti (ASSESPRO/RS). Entre os temas em debate, foram destaque a contribuição do agronegócio e da tecnologia da informação ao desenvolvimento sustentável brasileiro. Os estudantes do MBA de Agronegócio da Antonio Meneghetti Faculdade (AMF), Noelle Foletto e Marcelo Mariano da Rocha, apresentaram uma análise swot do agronegócio brasileiro elaborada especialmente para esta ocasião.

Os projetos de pesquisa e extensão da AMF – muitos dos quais pautados nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio – foram apresentados pela Diretora da Faculdade, Helena Biasotto. Na plateia, para assistir ao encontro, um público formado por pessoas de diferentes nacionalidades e culturas promovendo um debate multicultural que, pode-se dizer, foi uma das marcas registradas de toda a Conferência Rio+20.

Na ocasião, foi apresentado ainda o livreto preparado especialmente pela Fundação Antonio Meneghetti para a Rio+20 contendo os resultados dos debates realizados durante o seu I Congresso Internacional Responsabilidade & Reciprocidade: “Valores Sociais para uma Economia Sustentável” realizado, em novembro de 2011, no Recanto Maestro, como parte do calendário de eventos preparatórios para a Rio+20 na categoria Major Groups. O livreto contém a “Carta Recanto Maestro à Rio+20”, trazendo propostas advindas dos debates do Congresso Responsabilidade & Reciprocidade, sendo distribuído gratuitamente ao longo dos dias da Conferência tanto para o público em geral quanto para autoridades ali presentes.

Prêmio Meneghetti 2012

07/06/2012

No dia 06 de junho, em Moscou, foi realizada uma cerimônia para premiar os vencedores do Concurso Internacional de Trabalhos Científicos do Prêmio Jovens Cientistas Meneghetti 2012, organizado pela Fundação Científica Antonio Meneghetti em colaboração com a revista científica "Alma Mater" (Journal of Higher Education). Uma das tarefas da Fundação Científica Antonio Meneghetti é reforçar a relação entre o mundo dos negócios e da ciência.

A cerimônia ocorreu em Moscou. Nesse dia, a mesa redonda reuniu representantes da comissão organizadora do júri do concurso, especialistas envolvidos, incluindo representantes do Ministério da Educação, Ciência e Cultura, bem como convidados de diferentes cidades e países (cientistas, educadores e empresários). O concurso, anunciado em outubro de 2011, recebeu mais de 280 inscrições de nove países e compreende três categorias: ciências sociais e humanas, economia, ciências naturais e as artes.

As obras dos finalistas podem ser encontradas na edição especial da revista "Alma Mater"(Journal of Higher Education).

Excelência nas artes

05/06/2012

Associação Internacional de OntoArte promoveu um curso teórico e prático com Antonio Meneghetti em Kiev e Milão. Nos dias 2 e 3 de Junho na galeria em Kiev OntoArt, Antonio Meneghetti realizou um seminário com série de palestras sobre "A arte - uma pesquisa aberta para uma nova perfeição". Durante os dois dias, o tema de estudo de jovens artistas, profissionais e amadores, foi a arte moderna e clássicos como Marc Chagall, Pablo Picasso.

Os participantes do seminário tiveram a oportunidad de olhar para além dos contornos da imagem, e cromaticidade, para o outro lado do mercado de jogos e política, a fim de como é medido o valor real do trabalho, como distinguir a arte da beleza esteriotipada.

Mais informações no site (em russo).

Projeto Escola Luz presente no Recanto Maestro

20/12/2011

No dia 20 de dezembro de 2011, as professoras da Escola Estadual de Ensino Fundamental Francisco Manoel, estiveram no Recanto Maestro para fazer o encerramento das atividades realizadas em 2011 pelo Projeto Escola Luz. Sob a coordenação da Pedagoga Dra. Estela Maris Giordani, a Fundação Antonio Meneghetti participa do Projeto Escola Luz com a capacitação de professores. O Projeto é realizado em parceria com o Ministério Público do Rio Grande do Sul, Promotoria de Justiça de Faxinal do Soturno, Prefeitura Municipal de Restinga Seca e Secretaria de Educação de Restinga Seca, e tem como objetivo a diminuição da evasão escolar e a repetência.

Congresso traz uma proposta para se chegar ao desenvolvimento sustentável. Como base, a responsabilidade e a reciprocidade.

06/11/2011

O desenvolvimento sustentável é aceito hoje no mundo como um ideal a ser buscado por todos. A maneira como pode se dar esta busca, no entanto, é que permanece a resposta a ser dada. Em novembro de 2011, um congresso procurou trazer ideias e contribuições para quem se interessa pelo tema. Propôs duas palavras como parâmetros para o trabalho orientado à sustentabilidade: responsabilidade e reciprocidade. Um evento que marcou a história da fundação e que terá palco novamente em 2013, na segunda edição do evento.

Palestrantes com atuação em diferentes setores sociais reuniram-se para esta primeira edição do Congresso Responsabilidade e Reciprocidade: Valores Sociais para uma Economia Sustentável, promovido pela Antonio Meneghetti Faculdade, Fundação Antonio Meneghetti e Associação Ontoarte, nos dias 4 e 5 de 2011. Um diálogo que ecoou da Quarta Colônia de Imigração Italiana do RS para o mundo, pois trouxe convidados e público de todo o Brasil e também do exterior.

Iniciando pela exibição da conferência em vídeo concedida com exclusividade pelo Senador Cristovam Buarque sobre o tema As cores da sustentabilidade para este congresso, a programação trouxe representantes do terceiro setor, como Marlene Zandonadi, do Instituto Jutta Batista da Silva, Maurien Randon, do Instituto Elisabetha Randon, José Francisco Miranda da Cunha, da Fundação Projeto PESCAR e Maria Cecília Kother, do Instituto MC Educação Social.

Mostrando na prática o que significa responsabilidade social nas empresas, estiveram presentes Carlos Gennari, da Associação Brasileira de Construção Ind. de Concreto; Edna da Silva, da Holding Partsil S/A; Juarez Piva, da PIVA Comércio e Indústria Ltda e um dos criadores da Feira Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente (realizada no Rio Grande do Sul).

O presidente executivo da Fundação Odebrecht, Maurício Medeiros, realizou uma palestra exclusiva para apresentar o projeto das Organizações Odebrecht que trouxe nova vida à comunidade da área de proteção ambiental APA do Pratigi, no baixo Sul da Bahia. O agronegócio – vocação natural da região em que o Congresso se realizou – foi discutido pelo deputado federal Nelson Marchezan Jr., o presidente da AgroFoletto, Almir Foletto, o pesquisador da Diretoria de Planejamento Territorial da Presidência da República, Arnaldo Carneiro Filho e o vice-presidente de Finanças da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, Ademar da Silva Jr.

A ética necessária para que se possa construir a sustentabilidade foi pauta para debate entre o Doutor em Letras, o livre-docente Donaldo Schuler, da UFRGS e PUC-RS, o Desembargador (de 1988 a 2000) Décio Erpen e o advogado trabalhista empresarial, Ricardo Gomes, do Instituto de Estudos Empresariais. Palestrantes internacionais estiveram presentes na figura da responsável sênior do Setor de Relações Públicas do Impacto Acadêmico – programa da Divisão de Extensão do Departamento de Informações Públicas da Organização das Nações Unidas (ONU) - Nathalie Leroy; de Victoria Dimitrieva, Diretora da Cátedra de Ontopsicologia junto a Faculdade de Psicologia da Universidade Estatal de São Petersburgo (Rússia); Pamela Bernabei, Sócia-Gestora do Centro FOIL (Itália) e Consultora FOIL Internacional. Representando a Fundação Antonio Meneghetti, falaram ao público, seu presidente, Roberto Argenta, que é também presidente da Calçados Beira Rio e os diretores César Leite, presidente do Grupo Processor e Wesley Lacerda, vice-presidente do Grupo Meta.

Artigos acadêmicos - mais de cem - de todo o país, foram apresentados, em diferentes salas de debates, sobre cinco linhas temáticas pré-definidas para o Congresso.  O Congresso Responsabilidade e Reciprocidade constou do calendário de eventos internacionais que preparam a sociedade para os debates que serão realizados na Rio+20, estando disponível no site desta Conferência na categoria “grupos majoritários”. Apoiou ainda outros movimentos da ONU como o Pacto Global, o Impacto Acadêmico, e a Década das Nações Unidas de Educação para o Desenvolvimento Sustentável. Contou com o apoio do Ministério do Meio Ambiente, Governo do Rio Grande do Sul, Governo de Santa Catarina, Assembléia Legislativa do Estado do RS, Prefeitura de São João do Polêsine, Prefeitura de Restinga Seca, além de órgãos e entidades representativos de diferentes setores da sociedade.

Prêmio Meneghetti 2011

20/06/2011

Em 20 de junho de 2011 foram anunciados os vencedores do primeiro Prêmio Meneghetti, promovido pela Fondazione di Ricerca Scientifica ed Umanistica Antonio Meneghetti (Fundação internacional, sediada na Suíça). O prêmio, que acontecerá a cada dois anos, avalia trabalhos que apresentam estudos originais da aplicação da Ontopsicologia em três área do conhecimento: Economia, Medicina e Física.

Em sua primeira edição, em 2011, a comissão científica que avaliou os trabalhos foi composta por eminentes personalidades dos cinco continentes: Prof. Abelardo Lobato (Espanha), Prof.a Natalia Bubnova (Federação Russa), Prof. Paul R. Martin (Austrália), Prof. Horácio Chikota (Brasil), Prof.a Hanifa Mezoui (França e Argélia), Prof.a Helena Biasotto (Brasil), Prof. Vladmir P. Kascirin (Federação Russa), Prof.a Jeanette Milgrom (Austrália), Prof. Wu Ruijun (China) e Prof. Alexey D. Saveliev (Federação Russa).

Os trabalhos premiados foram:

Economia:

- The structure of economic revolutions (A estrutura das revoluções econômicas) – Sergio Ortini (Itália)

– Universidade de Florença, Departamento de Economia

- Ontopsychological Fostering and sustainable mentality: managing Recanto Maestro District (Formação ontopsicológica e mentalidade sustentável: a gestão do Distrito Recanto Maestro)

– Soraia Schutel (Brasil) – Antonio Meneghetti Faculdade (AMF), Rio Grande do Sul

Medicina:

- La specificità dell’organo bersaglio nel processo patologico: predisposizione innata o stereotipia acquisita? (A especificidade do órgão-alvo no processo patológico: predisposição inata ou estereotipia adquirida?) - Marina Capasso (Itália) – Universidade La Sapienza, Roma

- Ontopsicologia e Medicina: studio di casi clinici come indici della necessità di revisione della etiologia e intervenzione nefrologica (“Ontopsicologia e Medicina: estudo de casos clínicos como índices da necessidade de revisão da etiologia e intervenção nefrológica) – Roberta Pozza e Erico de Lima Azevedo (Brasil) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS)

- A Brazilian experience in describe functioning and disability profiles provided by combined use of ICD and ICF in chronic stroke patients at homecare (Uma experiência brasileira em descrever o perfil do funcionamento e incapacidade promovido pela combinação do uso de ICD e ICF em pacientes com infarto crônico em intervenção domiciliar) – Emerson Fachin Martins (Brasil) – Universidade de Brasília (UnB)

Física:

- Experimental detection of the influence of the semantic field in the human being (Detecção experimental da influência do campo semântico no ser humano) – Kudryashov Arkady (Federação Russa) – Universidade de Ecaterimburgo

- Radio wave techniques for non-destructive archaeological investigations (Técnicas de ondas de radio para investigações arqueológicas não destrutivas)

– Barone, Mattei, Pettinelli, Lauro (Itália) – Departamento de Física, Università Roma Tre, Roma

- S-waves and the extraction of ßs (Ondas S e a extração de ßs) – Sheldon Stone (Estados Unidos) – Departamento de Física, Universidade de Siracusa

Mais informações sobre os trabalhos vencedores do Prêmio Meneghetti 2011 podem ser encontradas no site da Fundação Antonio Meneghetti. Mais informações sobre os trabalhos vencedores do Prêmio Meneghetti 2011 podem ser encontradas no site da Fundação Antonio Meneghetti.

Patrono da Fundação AM recebe título de Cidadão Restinguense

15/05/2011

Acadêmico Professor Antonio Meneghetti recebeu, no dia 15 de maio, em sessão solene da Câmara de Vereadores de Restinga Seca organizada, na Antonio Meneghetti Faculdade (AMF), o título de Cidadão Restinguense. A homenagem foi entregue na presença de autoridades do município, tais como o Prefeito do Município, Tarcizo Bolzan, o Presidente do Legislativo de Restinga Seca, José Carlos Turba, e o Promotor de Justiça da Promotoria de Justiça do município, Sandro Loureiro Marones. Na platéia centenas de pessoas, alunos, colaboradores e docentes da AMF, membros da comunidade, e autoridades de diferentes municípios da região prestigiaram a cerimônia.

Para o Prefeito de Restinga Seca, Tarcizo Bolzan, a atuação do homenageado na região, desde os anos de 1980, foi importante para a própria história do município. “Queremos dizer que estamos sempre apoiando e ajudando, dentro das nossas possibilidades, esta obra maravilhosa que o senhor idealizou”, disse o Prefeito, em referência ao distrito Recanto  Maestro e a própria Antonio Meneghetti Faculdade.

O Acad. Prof. Antonio Meneghetti, após o descerramento da placa que oficializou a entrega do título, realizou uma fala em que expressou sua gratidão pela homenagem. “Uma grande homenagem como esta é para mim provocação e responsabilidade a fazer melhor”, disse.

A cerimônia contou ainda com apresentações culturais em que os hinos do Estado do Rio Grande do Sul e do município de Restinga Seca foram interpretados por músicos da região. Os presentes também puderam assistir à apresentações de piano, canto e dança típica gaúcha.

“Estudos de Ontopsicologia: O Critério Ético do Humano”

28/04/2011

Nos dias 8, 9 e 10 de abril de 2011 foi realizado, no Recanto Maestro, o seminário de estudos em Ontopsicologia sobre o livro “O Critério Ético do Humano”, ministrado pelo Dr. Paolo Garcia, Secretário Geral da Associação Internacional de Ontopsicologia.

Projeto Escola Luz

02/01/2011

A Fundação Antonio Meneghetti em parceria com o Ministério Público do Rio Grande do Sul, Promotoria de Justiça de Faxinal do Soturno, Prefeitura Municipal de Restinga Seca e Secretaria de Educação de Restinga Seca, desenvolvem o projeto Escola Luz.

Esta edição do projeto está sendo desenvolvida em duas escolas do município de Restinga Seca: Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Giuliani e Escola Estadual de Ensino Fundamental Francisco Manoel. 

O projeto tem por objetivo reduzir a evasão e a repetência escolar, através de ações feitas pelo "Grupo de Apoio à escola", composto por representantes de secretarias municipais, conselho tutelar, programas sociais, Brigada Militar, Polícia Civil, Lions Club, Rotary Club, COMDICA, Polo Educacional Superior de Restinga Seca e Fundação Antonio Meneghetti.

O trabalho desenvolvido pela Fundação, tem sido dirigido pela Pedagoga Dra. Estela Maris Giordani.

Educação Financeira para crianças

01/01/2011

O projeto Finanças também é coisa de criança! é realizado pela Intus Forma, com patrocínio da Fundação Antonio Meneghetti e apoio da Prefeitura Municipal de São João do Polêsine.

A Gincana tem por objetivo desenvolver e despertar a curiosidade das crianças, possibilitando a experiência de viver o que é o dinheiro, poupar, gastar e fazer escolhas.

O projeto previu atender a todas as crianças alunas do ensino fundamental do município de São João do Polêsine. Foram realizadas gincanas temáticas sobre Educação financeira para as crianças; Palestras sobre uso consciente do dinheiro para pais e professores; e Construção de uma cartilha de uso consciente do dinheiro.

“O Brasil do Milênio em Paris”

10/12/2010

No dia 10 de dezembro de 2010, a Fundação Antonio Meneghetti realizou um encontro internacional para promover projetos criados em parceria com o setor privado brasileiro por um país mais forte. O encontro visou demonstrar o trabalho desse grupo de brasileiros em nome dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) estabelecidos, em 2000, pela Organização das Nações Unidas (ONU). A coordenação do Encontro, em Paris, ficou por conta da Sra. Hanifa Mezoui (Ph.D), que foi chefe do setor de ONGs do Conselho Econômico e Social da ONU de 1999 a 2009. É representante permanente da Associação Internacional dos Conselhos Econômicos e Sociais e Instituições Similares junto à ONU e o ECOSOC, é secretária geral da Associação Cultural Francófona das Nações Unidas e docente da instituição de ensino Sciences Po, em Paris.

“III Semana Acadêmica”

05/11/2010

A III Semana Acadêmica da Antonio Meneghetti Faculdade, foi realizada nos dias 5 e 6 de novembro de 2010 em parceria com a Fundação Antonio Meneghetti. Contou com um público de aproximadamente 400 pessoas, reunindo escolas da região e comunidade. Teve como tema central a Meritocracia e contou com palestrantes de peso como o craque do futebol brasileiro Dunga, o presidente da empresa Puras, Hermes Gazzola, o professor universitário e consultor Josemar Soares, o diretor do Departamento de Infraestrutura Turística da Secretaria Nacional de Programas do Desenvolvimento do Turismo Roberto Bortolotto e o coordenador geral de Gestão de Pessoas do Instituto Chico Mendes Clayton Soares.

“Estudos de Ontopsicologia: Imagem e Inconsciente”

17/09/2010

Nos dias 17, 18 e 19 de setembro de 2010 foi realizado, no Recanto Maestro, o seminário de estudos em Ontopsicologia com o tema “Imagem e Inconsciente”, ministrado pelo Dr. Paolo Garcia, Secretário Geral da Associação Internacional de Ontopsicologia.

Árvore é Vida - Desenvolvimento e Sustentabilidade Ambiental”

28/05/2010

No dia 28 de maio, o secretário do Meio Ambiente do Rio Grande do Sul, Sr. Giancarlo Tusi Pinto, autoridades políticas e os Prefeitos de Pinhal Grande, Nova Palma, Agudo, Ivorá, Faxinal do Soturno, Restinga Seca e São João do Polêsine plantaram mudas de árvore no Recanto Maestro. Em conjunto com a comunidade e estudantes da região, eles participaram do evento “Árvore é Vida – Desenvolvimento e Sustentabilidade Ambiental”.

“Empreendedorismo e Contribuições Sociais – A História do Empreendedorismo Brasileiro e Novos Desafios”

16/05/2010

Cerca de 400 pessoas que estiveram presentes, no dia 16 de maio de 2010, à mesa redonda “Empreendedorismo e Contribuições Sociais – a História do Empreendedorismo Brasileiro e Novos Desafios”, realizado na AMF. O convidado especial do debate foi o escritor, sociólogo e jornalista Sr. Jorge Caldeira, autor de obras como “Mauá, o empresário do império” e “História do Brasil com Empreendedores”. A mesa redonda foi composta ainda por outros convidados que conhecem bem o significado de empreender: o presidente do Grupo Meta, Sr. Telmo Costa, empresa do setor de Tecnologia da Informação, além do Diretor de Formação do Instituto de Estudos Empresariais, Sr. Ricardo Gomes. O convidado para mediar o debate foi o Sr. Roberto Cervo, presidente da Jauru Rede de Comunicação

Educação Musical: Projeto Amigos do Violão

01/01/2010

O Projeto Amigos do Violão está em consonância com a nova legislação educacional brasileira, que volta a privilegiar o ensino da música na educação básica. O projeto contribui para o incremento das habilidades dos jovens, cujo reflexo perceptível é a agilidade da capacidade de aprendizagem do estudante, através do desenvolvimento de novas percepções e superação de desafios.

Projeto Escola da Vida realiza aula inaugural

00/00/0000

No dia 09 de março, o Projeto da Fundação Antonio Meneghetti Escola da Vida começou suas atividades através da aula inaugural, ministrada pelo professor Doutorando Ricardo Schaefer, coordenador das disciplinas de Formação Empreendedora e Liderança da Antonio Meneghetti Faculdade (AMF). O encontro, que aconteceu às 9h30 no Miniauditório da AMF, teve a participação de 60 alunos (residentes no Recanto Maestro)  inscritos no Projeto. 

A aula inaugural teve o objetivo de fazer com que os jovens conhecessem e entendessem pontos essenciais na busca de sua autonomia financeira e intelectual. Através de cases e atividades interativas, o professor que também participa de diversos projetos de extensão da AMF, motivou os alunos ingressantes a buscarem o melhor de si.

Congresso - Confira os trabalhos premiados no II Congresso Internacional “Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura”