Ontopsicologia

O que é?

Ontopsicologia é a ciência mais recente entre as ciências contemporâneas. É aciência que tem por objeto de estudo a análise da atividade psíquica do homem, ou seja, é um conhecimento teórico-prático que dá uma visão de como colher integralmente o homem e o mundo.

Escola Ontopsicológica desenvolveu nos últimos 40 anos a própria teoria e metodologia, que aporta como novidade ao quadro das ciências três descobertas científicas exclusivas: Em Si ôntico, campo semântico e monitor de deflexão.  O Em si ôntico é o projeto formal de natureza que cada ser humano possui; O Em Si ôntico é o critério da Ontopsicologia que desenvolveu sua metodologia para que o indivíduo retome a consciência daquilo que é integralmente; Campo Semântico é a comunicação base que a vida usa entre as suas individuações, pois o ser humano é dotado de uma comunicação, que emana informações não verbais e não é consciente desta; O monitor de deflexão é um mecanismo que deflete as percepções do real, prevalecendo a lógica externa na consciência do sujeito e não a própria ordem de vida.

Ontopsicologia é considerada uma ciência interdisciplinar, possui uma metodologia a serviço da economia, da política, da medicina, da filosofia, etc, para  que o homem torne-se autêntico com aquilo que é natural à sua vida e desta forma aja e seja dotado de conhecimento ontológico.

Como Nasce

Formalizada na década de 70, a Ontopsicologia possui uma metodologia e instrumentos próprios que auxiliam na compreensão integral do ser humano.

Através de sua metodologia é possível compreender a realidade global do ser humano e, enquanto técnica existencial, auxilia na resolução de problemas e, sobretudo, desenvolve a criatividade e a auto-realização.

Enquanto metodologia para o desenvolvimento da personalidade, a Ontopsicologia passa a ser um conhecimento de benefício social, pois identificou como resolver o problema existencial do homem. Ao auxiliar no desenvolvimento do ser humano, sendo este uma célula do organismo social, essa proposta torna-se um meio efetivo para a melhoria da condição social humana.

Campos de Aplicação

A Ontopsicologia pode ser aplicada nas seguintes áreas:

- Psicossomática
- Economia
- Física
- Filosofia
- Pedagogia
- Sociologia
- Psicologia do Líder
- OntoArte
- Estética
- Ética
- Direito
- Metafísica Existencial

Para maiores informações, consulte os textos que tratam de modo específico os diversos argumentos, e podem ser comprados on-line.